Porto Velho/RO, 10 Junho 2021 09:12:27

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 10/06/2021 às 09h12min

A-A+

Vacinação protege os idosos e mortes migram para os mais novos

Lamentavelmente, o Brasil atingirá neste mês de junho, a triste marca de meio milhão de mortos pela covid-19. Se a vacinação não..

Lamentavelmente, o Brasil atingirá neste mês de junho, a triste marca de meio milhão de mortos pela covid-19. Se a vacinação não acontecer de forma rápida, a previsão inicial de 600 mil mortes até o final desde ano, será superada para a tristeza e pavor de todos. O assombro é grande e o descuido continua enorme. A desvalorização da vida e as desigualdades serviram de impulso para o novo coronavirus no Brasil.

Apesar dos índices de mortes por dia terem diminuído, as ocorrências de contaminações continuam alta, podendo se agravar com a chegada de novas variantes do vírus. O relaxamento da população com os cuidados, principalmente o isolamento e o distanciamento, que são os meios preventivos mais seguros até que haja vacinação para todos. 

O nosso País vive na contramão da responsabilidade sóciossanitária, fazendo ao contrário do que os países que conseguiram controlar a pandemia. A tese de “imunidade de rebanho” vem sendo insistido somente por aqui. Nos outros países, o foco na vacinação em massa e no controle sanitário foram redentores para salvar vidas, proteger a economia e voltar ao normal.

No Brasil, a redução de mortes entre pessoas acima de 60 anos e o aumento de mortes em pessoas abaixo dessa faixa etária são indicadores que a vacinação vale a pena. Considerando que até o momento, a primeira e a segunda dose de vacinas contra a Covid foram aplicadas em 11% dos brasileiros, o certo é manter os cuidados e as preocupações para que a terceira onda não ganhe força e seja contida para evitar mais mortes e menos impacto econômico.


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas