Porto Velho/RO, 31 Março 2024 14:41:59

Vale do Jamari: Cidades ficam quase 24h sem energia

Após um temporal em Ariquemes, na noite de terça-feira, por volta das 21h30, um curto-circuito em dois disjuntores de proteção de um..

Por Gustavo Rebouças Repórter do Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/11/2014 às 14h43min | Atualizado 28/04/2015 às 08h10min

Subestação de energia da Eletrobras teve um curto-circuito nos disjuntores que causou uma explosão no equipamento. (Foto: Gustavo Rebouças)

Subestação de energia da Eletrobras teve um curto-circuito nos disjuntores que causou uma explosão no equipamento. (Foto: Gustavo Rebouças)

Após um temporal em Ariquemes, na noite de terça-feira, por volta das 21h30, um curto-circuito em dois disjuntores de proteção de um dos transformadores principais da subestação da Eletrobras Distribuição Rondônia em Ariquemes causou uma explosão no equipamento. Para conter um início de incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Com o incidente, as redes sustentadas pela subestação danificada foram desligadas e os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo, além do distrito de Bom Futuro ficaram sem abastecimento elétrico. A energia começou a ser restabelecida em grande parte dos municípios logo na madrugada.
Às 9h de quarta-feira, outro incidente, dessa vez em um poste de energia no Setor 2, resultou na explosão de outros dois disjuntores da subestação e na queda de parte da fiação elétrica no local. Mesmo com a energia elétrica já restabelecida nos municípios de Alto Paraíso e Monte Negro, os outros municípios voltaram a sofrer um apagão. “Nós estamos tomando as medidas necessárias nos municípios de Ariquemes, Cacaulândia e Rio Crespo, trocando os equipamentos avariados para que retorne a energia na condição normal. Neste momento, nós temos apenas 50% do município de Ariquemes sendo atendido”, disse Luiz Marcelo Carvalho, presidente da Eletrobras Distribuição Rondônia. A gestão local da empresa descartou relação entre os dois incidentes.

Uma subestação móvel do município de Jaru chegou a Ariquemes na manhã de quinta-feira para fornecer energia ao município. “A subestação móvel entra em uma operação conjunta com a subestação de Ariquemes. Num primeiro momento, a subestação local será desenergizada, para que apenas a móvel abasteça a cidade. Após isso, a equipe da Eletrobras poderá analisar a causa dos incidentes e instalar os equipamentos necessários para evitar outro evento como esse”, frisou Luiz Marcelo. Funcionários da Eletrobras realizaram na manhã de ontem um trabalho ao potencial em linha viva, onde manusearam cabos com 69 mil volts sem desenergizarem a subestação, para que a energia voltasse a ser distribuída para todos os municípios. 50 técnicos estão mobilizados para restabelecer a energia após o apagão.
De acordo com Luiz Marcelo, a subestação local trabalha hoje no limite na distribuição de energia para o município.

“A subestação de Ariquemes opera com um transformador de 52 megavolts-ampere (MVA), ou seja, essa capacidade de energia está no limite para as exigências elétricas locais. Uma nova subestação começou a ser construída em janeiro deste ano, no Jardim Felicidade, também contendo um transformador de 52 MVA, para que as duas subestações abasteçam Ariquemes com folga”, disse Luiz Marcelo.



Deixe o seu comentário