Porto Velho/RO, 19 Março 2024 10:05:41

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 13/03/2019 às 15h05min

A- A+

Vamos juntos transformar nossa sociedade

O trabalho voluntário (engajamento social) tem várias facetas interessantes, difícil achar defeitos nas oportunidades de trabalho..

O trabalho voluntário (engajamento social) tem várias facetas interessantes, difícil achar defeitos nas oportunidades de trabalho voluntário, não por fazer parte deste contexto e trabalhar com este tema, pois realmente as oportunidades são ótimas, o que pode gerar transtornos são as “pecinhas” colocadas para exercer estas atividades, ou seja, nós seres humanos que muitas vezes complicamos as coisas simples.

Uma das facetas interessantes do trabalho voluntário é que aglutina pessoas das mais diferentes formações, criações, idades, raças, cores partidárias, religiões, etc., coloca-os todos juntos em uma mesma atividade com a necessidade de interação e discussão muitas vezes com pontos de vista dispares, mas com um objetivo a ser alcançado em prol de nenhuma das pessoas daquele grupo.

Essa faceta traz uma aprendizagem fantástica do diferente, do contrário, mas que tem que se alinhar para chegar a realização das atividades e todos saem felizes e realizados da prática.

Um exercício de cidadania, pois é assim que se constrói a sociedade, com a convivência, interação, mas na sociedade nem sempre estamos dispostos a abrir mão algumas vezes de nossas convicções para não causar ou entrar em um conflito, quase sempre desnecessário. Se você colocar em prática este, e somente este aprendizado na vida cotidiana, sentirá a diferença de deixar de discutir por causas banais.

O voluntariado é assim, coloca na prática a preocupação com algo maior, o ser humano cuidado, independente de quem possa ser este ser humano, uma prática salutar para a vida e para a criação de uma sociedade mais interessante de se viver.

O voluntariado convida para que juntos possamos fazer esta transformação, devagar, sem pressa, sem querer resultados imediatos, mas que o tempo possa trazer mudanças consistentes e perenes. Afinal de contas estamos aqui neste “planetinha” lindo, que temos estragado bastante, para isso, tentar salva-lo.

Vou terminar esta semana como na semana passada. Vamos juntos fazer isso? Pois fazer em turma é muito mais gostoso. Você é muito bem-vindo.


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas