Porto Velho/RO, 22 Março 2024 10:09:42
Diário da Amazônia

Vem aí o Madeira Festival de Teatro em junho

  Vem aí o Madeira Festival de Teatro marcado para acontecer entre os dias 5 e 9 de junho, no Teatro Guaporé em Porto Velho...

A- A+

Publicado: 27/05/2019 às 16h35min

 

Vem aí o Madeira Festival de Teatro marcado para acontecer entre os dias 5 e 9 de junho, no Teatro Guaporé em Porto Velho.

***********

Este evento conta com o patrocínio
do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei
Rouanet) e Atacadão S/A.

************

Seis espetáculos foram selecionados, todos do estado de Rondônia, e serão apresentados a comunidade de forma gratuita.

***********

Um dos espetáculos será a
produção do Grupo Cia de Artes Evolução vai se apresentar no dia 7 de junho com
o espetáculo “É Crime Não Saber Ler”

**********

A peça a ser apresentada pela Cia Evolução estreou em junho de 2009, no Teatro Banzeiros e é um dos espetáculos mais apresentados pela companhia.

**********

O espetáculo já participou de grandes projetos e festivais, tais como: Festival de Teatro de Curitiba, Festival Palco Giratório, projeto Cultura Sesc Itinerante, Evolução EnCena, dentre outro.

**********

O texto É CRIME NÃO SABER LER, é uma adaptação de Luiz Antônio de Araújo. A
peça é dirigida por Eules Lycaon que também atua no espetáculo e conta com a
participação dos atores André Ribeiro e Mika Cardoso. Na técnica de luz,
Jailton Viana.

**********

Além da Cia Evolução estarão se
apresentando no Madeira Festival de Teatro os seguintes espetáculos:

************

Mulheres do Aluá, dia 05/06, às
18h30 (Grupo O Imaginário, de Porto Velho).

***********

Tabule, dia 06/06, às 19h30
(Cia Peripécia), de Porto Velho.

***********

A Margem, dia 07/06. Às 20h.
(Grupo Wankabuki, de Vilhena).

***********

Viúvas do Mar, dia 08/06, às
19h30. (Grupo Encena, de Ji-Paraná)

***********

Inimigos do Povo, dia 09/06, às
16h. (Trupe dos Conspiradores, de Porto Velho).

***********

Pelo menos o Madeira Festival de Teatro está garantido para acontecer no mês de junho. Acontece que o outro festival programado para o mês das festas juninas, pode ter sua data mudada.

***********

Estou me referindo ao Arraial Flor do Maracujá, que de inicio a Sejucel marcou para começar no dia 28 de junho, cumprindo Lei que foi aprovada e sancionada na legislação passada que diz que A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá tem que começar no mês de junho.

***********

Ontem durante reunião que aconteceu na sede da Federação de Grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás – Federon entre a Comissão formada por representantes da Sejucel, Federon, ALE, Funcultural e PGE.

**********

Os presidentes de grupos folclóricos alegando que faltam apenas 30 dias para o inicio do Arraial de acordo com programação da Sejucel, solicitaram o adiamento da festa folclórico pelo menos para a segunda quinzena de julho.

**********

A coordenação da festa ficou de analisar o pedido dos grupos folclóricos. Na realidade vai consultar a legalidade do adiamento da data de inicio do Flor do Maracujá.

***********

O problema, é que agora é que a comissão vai começar a correr atrás de patrocínio para repassar aos grupos, para montarem seus temas.

************

Em trinta dias fica praticamente impossível se montar o tema seja grupo de quadrilha ou de boi bumbá. Lembrando que um grupo de quadrilha precisa confeccionar no mínimo 50 indumentárias já que o Regulamento do Flor do Maracujá exigi que cada grupo coloque no mínimo 25 pares. Tem grupo que coloca 60 pares isso sem falar na equipe de coordenação que envolve em média 30 pessoas.

***********

O Boi Bumbá ainda é pior, pois, as indumentárias exigem valores altos, pois uma indumentária de Cunhã Poranga leva no mínimo 2 mil penas de pavão e faisão. Uma fantasia de pajé não fica por menos de R$ 5 MIL. Além de levar muito tempo para ficar pronta.

************

Não sei se os amigos lembram, mas, coloquei aqui há algumas colunas que dificilmente o Flor do Maracujá começaria em junho.



Deixe o seu comentário