Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:15:57
Diário da Amazônia

Vencedores do Concurso Internacional de Cartas recebem prêmios

Os vencedores estaduais do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas receberam os certificados a que fizeram jus, em Pimenta Bueno..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/07/2019 às 15h29min

Os vencedores estaduais do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas receberam os certificados a que fizeram jus, em Pimenta Bueno e em Ariquemes. A gerente da Agência dos Correios de Pimenta Bueno, Silviana Faustino, entregou a premiação ao ganhador do 1º lugar, Jemys Henrik Rodrigues da Silva (14 anos, estudante da EEEFM Orlando Bueno da Silva), e ao 2º lugar, Victor Hugo Nogueira Custódio Benites (13 anos, da EEEF Anysio Serrão de Carvalho). O gerente da Agência de Ariquemes, Valter José Bohrer, entregou o certificado a Lairy Lima Martinho (13 anos, da EEEFM Migrantes), que ficou em 3º lugar.

Os Correios são os promotores do Concurso Internacional, realizado anualmente pela União Postal Universal (UPU). O Brasil tem se destacado com premiações internacionais, perdendo apenas para a China. O vencedor de cada estado concorre na etapa nacional. E o ganhador da etapa nacional concorre com jovens de mais de cem países, recebendo a premiação diretamente da UPU. Há alguns anos, de Rondônia saiu o estudante vencedor da etapa nacional e também 3º lugar no mundo. Tudo isso é possível com o apoio imprescindível dos colegas das unidades do interior, que garantem o êxito do Concurso de Redação de Cartas em nosso estado.

Este ano, há um detalhe que merece destaque: a pedagoga e advogada Leide Daiane Nogueira Santos é professora do aluno que tirou em 1º lugar e mãe do jovem que alcançou o 2º lugar. Disse ela: “Quando divulgamos o Concurso de Redação de Cartas dos Correios na escola, alguns alunos disseram coisas como mas é o estado todo professora, o Brasil todo, você acha mesmo que temos chance? Eu sempre respondia positivamente, pois acredito muito no potencial deles e procurei encorajá-los, assim como fiz com o Jemys, que tirou em 1º lugar, e com meu filho Victor Hugo. É importante mostrar-lhes que são capazes. E independentemente das dificuldades que alguns enfrentam, eu sei que eles podem realizar seus sonhos.”

EMPODERAMENTO FEMININO

Há muitas histórias paralelas que complementam a realização do Concurso de Cartas, entre elas, a de empoderamento feminino, como o caso de Leide Daiane, que nasceu em Pimenta Bueno, onde estudou em escolas públicas. Aos 16 anos tornou-se mãe, quando ela ainda cursava o 2º ano do ensino médio. “Foi difícil porque eu precisava amamentar o Victor nos intervalos das aulas, e ser mãe tão jovem me obrigou a abdicar de outras situações”, disse Leide. Mesmo assim, aos 17 anos ela ingressou no Curso de Letras na Faculdade de Pimenta Bueno, concluído em 2010. Em 2012, Leide ingressou no curso de Direito na Unir em Cacoal, e em 2017 foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. No ano seguinte, ela ficou em 3º lugar no VIII Concurso de Monografias da União Europeia, concluindo também o curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, pela Unir de Rolim de Moura.

“Eu sou mulher, esposa, mãe, professora e advogada todo tempo. A maternidade chegou bem cedo em minha vida, me obrigando a amadurecer. Aos 16 anos de idade, decidi que meu filho não seria impedimento, e sim motivação para eu alcançar meus objetivos e sonhos. Por isso, diariamente incentivo Victor a aproveitar as oportunidades, como o Concurso dos Correios, e a estudar em escola pública, assim como aconteceu comigo”, explicou Leide.

Sobre os dois alunos vencedores do Concurso de Cartas dos Correios, ela testemunhou: “Jemys e Victor são bastante antagônicos, com personalidades diferentes. Jemys, meu aluno, é extrovertido, expõe seus sentimentos de forma detalhada e precisa, e é engajado em questões sociais, com paixão e brilho no olhar. Quando ele soube do Concurso dos Correios, ficou muito entusiasmado – tanto que obteve o 1º lugar. Já meu filho Victor é tímido, preferindo ouvir a falar, construindo amizades com facilidade. É um sonhador, encantado com o universo cinematográfico, dos livros e das histórias em quadrinhos. A leitura e a escrita fazem parte da rotina dele – e ele alcançou o 2º lugar no Concurso de Redação de Cartas dos Correios. Quando vi o resultado fiquei sem palavras! Os dois no pódio fez com que eu derramasse lágrimas de alegria, orgulho e gratidão aos Correios por essa oportunidade tão importante na educação dos jovens. E senti-me vitoriosa como professora e mãe”, concluiu a professora.



Deixe o seu comentário