Porto Velho/RO, 31 Março 2024 09:04:39
Diário da Amazônia

Vencedores: Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico

Na cerimônia promovida em Sorocaba foram reconhecidas as melhores reportagens das categorias.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 03/03/2016 às 15h03min | Atualizado 03/03/2016 às 17h46min

Mirco Romagnoli, vice-presidente da Case IH (à esquerda), Jucivaldo Feitosa, diretor do Banco CNH Industrial (à direita) e todos os premiados

Mirco Romagnoli, vice-presidente da Case IH (à esquerda), Jucivaldo Feitosa, diretor do Banco CNH Industrial (à direita) e todos os premiados Foto: Divulgação

Foram divulgados na manhã desta quarta-feira (2), os vencedores da 23ª edição do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico. A cerimônia foi realizada no novo Centro de Treinamento e Tecnologia da CNH Industrial, em Sorocaba (SP), e contou com a presença de cerca de 30 jornalistas finalistas, além de executivos e profissionais da empresa.

Patrocinado pelo Banco CNH Industrial, o prêmio é considerado um dos mais importantes do setor. Nesta edição, foram inscritas 541 matérias – um recorde histórico –, publicadas em veículos impressos e onlines.

Após o encerramento das inscrições, uma comissão de triagem, composta por experientes jornalistas da área econômica, avaliou matéria por matéria e selecionou as dez finalistas de cada categoria.

Para chegar aos vencedores, a equipe organizadora contou com um corpo de jurados de alto nível, formado por sete renomados profissionais, entre eles pesquisadores, jornalistas, executivos e acadêmicos, que tiveram a missão de escolher as melhores reportagens. Conheça-as:

Categoria Agronegócio: reportagem “Orgânicos na mesa”, do jornal O Diário do Nordeste, por Antônio Melquíades Júnior;

Categoria Construção: reportagem Especial Comperj, jornal O Globo, por José Casado, Bruno Rosa e Ramona Ordoñez;

Categoria Macroeconomia: matéria “Os Filhos do Bolsa Família”, revista Época Negócios, por Cristiane Barbieri;

Categoria Transporte: matéria “Anda e Para”, jornal O Globo, por Cássia Almeida, Henrique Gomes Batista, Danilo Fariello, Roberta Scrivano, João Sorima Neto, Letícia Lins, Vivian Oswald e Fernando Eichenberg.

Os vencedores de cada categoria receberam um valor de R$ 15 mil, totalizando R$ 60 mil em prêmios. Além disso, devido ao excelente conteúdo das matérias, a comissão julgadora decidiu eleger mais quatro reportagens para serem reconhecidas com Menções Honrosas, e os jornalistas foram presenteados com tablets:

Categoria Macroeconomia: “Por que o Brasil parou?”, jornal O Estado de São Paulo, por Anna Carolina Papp, Bianca Pinto Lima, Hugo Passarelli, Ian Gastim, Luiz Guilherme Gerbelli, Malena Oliveira, Mariana Congo, Natália Cacioli, e Yolanda Fordelone;

Categoria Transporte: “Bahia-Minas: 50 anos depois do ponto final”, jornal Estado de Minas, por Paulo Henrique Lobato;

Categoria Construção: “As Cidades do Futuro”, Revista Viagens S/A, por Fabio Steinberg;

Categoria Agronegócio: “Supercana do Sertão”, Revista Globo Rural, por Cassiano Ribeiro.

O evento também contou com a presença de Maurício Molan, economista-chefe do Banco Santander, que palestrou sobre o cenário econômico atual do Brasil, e também com o lançamento do livro Personagens e Pensadores da Economia Brasileira, que encerra a série de publicações sobre os Ciclos da Economia.

O presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, reforçou o orgulho da empresa em promover uma iniciativa de destaque. “Ao longo desses 23 anos, o Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico se consagrou como um dos principais da imprensa nacional. Isso nos motiva e nos orgulha! Acreditamos e defendemos uma imprensa plural e democrática. E o prêmio foi o meio que encontramos de valorizar e incentivar os profissionais que tanto contribuem para esse debate”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para a América Latina.

Comissão julgadora

O grupo de jurados, responsável por avaliar as matérias inscritas nesta edição do Prêmio, foi formado por profissionais, entre eles pesquisadores, jornalistas, executivos e acadêmicos. Avaliaram as reportagens: Aurélio Prado, analista de Comunicação da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras); Marco Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles); Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag (Associação Brasileira de Agribusiness); Luís Pogetti, presidente do Conselho deliberativo da Unica (União da Indústria de Cana de Açúcar), Carlos Pastoriza, presidente da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e Paulo Nassar diretor-presidente da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Prêmio CNH de Jornalismo Econômico

O Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico, promovido pela CNH Industrial – grupo líder mundial em bens de capital para os segmentos agrícola, de construção, de energia e de transporte – e patrocinado pelo Banco CNH Industrial Capital, tem por objetivo reconhecer o trabalho dos jornalistas que buscam traduzir para a sociedade as mais recentes e relevantes informações acerca da economia do país.

 

 

 



Deixe o seu comentário