Porto Velho/RO, 28 Março 2024 11:20:30
Diário da Amazônia

Verde Brasil 2 faz nova operação contra exploração ilegal de madeira

Dessa vez foi na região de Ponta do Abunã, na confluência da BR-364 com os estados de RO, AC e AM

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/05/2020 às 15h58min | Atualizado 28/05/2020 às 08h35min

Foto: Roni Carvalho

O Comando Conjunto Pincipe da Beira (CCj PB) realizou na madrugada de hoje (27), mais uma grande operação de combate ao desmatamento em áreas da União e a exploração ilegal de madeira. Dessa vez foi em Ponta do Abunã, região distrital do município de Porto Velho. Também foi feito patrulhamento aéreo na Terra Indígena Kaxaxari.

Participaram da operação mais de 300 militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), e da Polícia Militar Ambiental de Rondônia (PMA). A operação teve também a participação de 150 agentes da Polícia Federal (PF), Policia Rodoviária Federal (PRF), Ibama, Funai, ICMBio e Sedam.

Foto: Roni Carvalho

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General Lima, disse que apesar de estar no início, a Operação Verde Brasil 2 já conseguiu reduzir cerca de 20% do desmatamento na Amazônia Legal, se comprando com o mês de maio de 2019. “Essa região que atuamos hoje (27) tem grande impacto de desmatamento por ter ligação com a BR-364, e é preocupante por estar próxima a uma terra indígena”, avaliou.

Na operação, a tropa do 17ª Pelotão do Exército (17º Pel PD) e agentes da PF realizaram assalto aeromóvel, enquanto dois comboios que partiram de Porto Velho e Rio Branco, montaram duas grandes bases de operações nas localidades de Extrema e Nova Califórnia, distritos de Porto Velho. Os quantitativos apreendidos nesta quarta-feira (27) serão divulgadas posteriormente, após a soma

Foi estabelecida a segurança dos locais utilizados para a guarda provisória dos materiais apreendidos. A tropa do Exército está capacitada para prestar o apoio aos agentes ambientais na medição da madeira apreendida, na desmontagem dos equipamentos apreendidos e no transporte de todos os materiais até o depósito da operação.

Nas atuações já realizadas pela Operação Verde Brasil 2 já foram confiscados 4.286,778 metros cúbicos de madeira. Ainda, foram aplicadas multas que



Deixe o seu comentário