Porto Velho/RO, 22 Março 2024 13:35:17
Diário da Amazônia

Vida social: Lembre-se, a diversão ajuda a repor as energias

Aproveite o tempo livre para ler um livro, escutar musica, ver filme ou mesmo viajar

A- A+

Publicado: 19/11/2018 às 08h29min

Tenho reparado nas Redes Sociais que boa parte das pessoas que sigo e até mesmo alguns amigos próximos, raramente postam situações cotidianas que envolvem passeios em família e de relacionamentos afetivos. A maioria coloca fotos relacionadas a rotinas de trabalhos sempre esperando mais e mais retorno desses posts, como, por exemplo, mais serviços ou um “parabéns” de quem curtiu a publicação. No entanto, com essa “correria” do dia a dia têm ficado cada vez mais claro que a diversão têm sido a última coisa que eles têm se preocupado em dedicar. O problema é que enquanto o dinheiro entra, a saúde e a disposição vão embora rapidamente.

Eu mesmo entro um pouco nesse quadro de pessoas que acabam se dedicando 80% ao trabalho por causa da situação econômica enfrentada no Brasil e 20% para a diversão. Por ter feito algumas graduações, tenho uma filosofia comigo que é a de tirar o máximo de proveito das áreas que estudei, como, o Jornalismo; Teologia; Sociologia; Letras, Mestrado em Comunicação, Doutorado em Ciências Socias e Politicas, a graduação em Direito (que faço no momento) e o curso de Economia, que começo em 2019. Mas vejo claramente que a diversão faz falta e que é nela que devemos repor as nossas energias e renová-las para voltar as rotinas de trabalho.

Todavia, o que têm nos impedido de conseguirmos tirar um tempo para nós mesmos? Seria a falta de organização ou a falta de zelo com a nossa saúde?  Na verdade, consigo perceber que as alternativas acima são verdadeiras, mas que além delas, uma outra situação nos atinge diretamente que é a dos tempos imediatistas. Hoje somos mais cobrados do que há 10 anos e tudo se deu pela exigência do mundo digital e também pela cobrança que nós mesmos criamos em cima das outras pessoas com o uso dessas ferramentas digitais.

Com isso, não estamos mais conseguindo esperar 20 minutos por um e-mail e não temos mais paciência para esperar uma mensagem via Whatssapp ou um áudio importante de um chefe ou parceiro comercial do Messanger. A “espera” parece um martírio. Tudo nos tira a paciência e acabamos trazendo energias erradas para o nosso corpo. Com as tecnologias em mãos não conseguimos mais ficarmos tranquilos,  já que não sabemos se a reação de quem recebe a mensagem é positiva ou mesmo negativa. Assim, o único momento que temos para nos distrairmos com a família, amores e amigos, é exatamente os momentos de diversão.

Abra sua mente

A diversão, seja ela um passeio na rua,  uma viagem para o interior,  ou mesmo uma viagem para fora do Brasil pode fazer com que sua mente se desgrude “pelo menos um pouco” dos problemas cotidianos. É a chance de parar um pouco para pensar sobre sua vida e até mesmo os rumos que você pode tomar para deixa-lá mais tranquila e saudável. Assim,  além das viagens,  dedique um pouco do seu tempo livre para escutar uma música, ler um livro (nem que seja um capítulo), assistir um filme ou mesmo uma série de TV. São nesses momentos que você conseguirá canalizar as suas energias. O trabalho dignifica o homem e também a mulher, mas a diversão tira as impurezas do cotidiano e renova as energias. Vida social: Lembre-se, a diversão ajuda a repor as energias. Aproveite o tempo livre para ler um livro, escutar musica, ver filme ou mesmo viajar. Pense nisso e curta as coisas que também te fazem bem.



Deixe o seu comentário