Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:07:32
Diário da Amazônia

VÍDEO: Energia elétrica terá mais um aumento neste mês de agosto

Mais um aumento de energia vai pesar no bolso do consumidor a partir deste mês. Segundo informações divulgadas recentemente pela a..

Por Antonia Lima
A- A+

Publicado: 14/08/2019 às 14h58min

Mais um aumento de energia vai pesar no bolso do consumidor a partir deste mês. Segundo informações divulgadas recentemente pela a agencia nacional de energia elétrica (Aneel), a bandeira tarifaria  agora em agosto é vermelha, com um custo de 4 reais para cada 100 quilowatts por hora consumidos.

A Aneel justifica o aumento dizendo que  agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrológicas do sistema interligado, e a previsão para o mês sinaliza vazões abaixo da média, além disso, a tendência é de redução dos níveis dos principais reservatórios.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, isso possibilita aos consumidores o bom uso da energia elétrica. Segundo a Aneel o funcionamento do sistema das bandeiras tarifaria é simples. As cores verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2  indicam se o custo da energia será maior ou menor em função das condições da energia gerada.

  • Com mais esse aumento todo o cuidado é pouco na hora de economizar, vai ai algumas dicas:
  • Tomar banhos mais curtos, de preferência em usar o chuveiro elétrico.
  • Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado.
  • Manter o filtro do ar condicionado limpo.
  • Deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário, regular a temperatura interna e nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira.
  • Apagar a luz ao sair do cômodo.
  • Essas são algumas possibilidades para economizar, e não sofrer tanto quando a conta chegar.


Deixe o seu comentário