Porto Velho/RO, 21 Março 2024 00:31:35
PLANTÃO DE POLÍCIA

VÍDEO: Trio é preso após intensa fuga de voadeira no Rio Madeira

Na tarde de hoje (4), três pessoas foram presas após serem flagradas pescando na região da usina Hidrelétrica Santo Antônio no Rio..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/12/2018 às 18h06min | Atualizado 04/12/2018 às 18h22min

Foto: Divulgação Polícia Ambiental

Na tarde de hoje (4), três pessoas foram presas após serem flagradas pescando na região da usina Hidrelétrica Santo Antônio no Rio Madeira, em Porto Velho.

A Polícia Ambiental recebeu uma denúncia que informava que alguns homens estavam pescando peixes da espécie Dourado, o que é proibido nessa época de Defeso.

Ao localizar os suspeitos, os policiais deram ordem de parada, porem os suspeitos desobedeceram e disparam em fuga numa voadeira e foram perseguidos. Toda a ação foi filmada por um dos policiais. Após alguns minutos de perseguição os suspeitos foram abordados e detidos.

Foto: Divulgação Polícia Ambiental

Na fuga os suspeitos jogaram vários peixes na água, alguns foram recuperados, mas haviam sido devorados por candirus. Os objetos usados para a pesca ilegal foram apreendidos e os suspeitos foram encaminhados para a Central de Flagrantes da capital.

VEJA COMO FOI A PERSEGUIÇÃO:

Pesca é proibida até março de 2019, em Rondônia

A pesca profissional e amadora está proibida em todos os rios e afluentes de Rondônia desde o dia 15 de novembro de 2018. O período de interrupção se estende até o dia 15 de março de 2019. A proibição ocorre por conta do período de defeso determinado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A portaria foi publicada no dia 1º de novembro, no Diário Oficial.

A determinação atende a necessidade de recomposição das espécies, bem como a piracema – subida dos peixes até a cabeceira dos rios para a realização da desova.

Segundo a Sedam, somente as pessoas que moram em comunidades ribeirinhas podem pescar. Porém, a cota é de apenas cinco quilos por dia para cada família. A venda é proibida.



Deixe o seu comentário