Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 05:46:57
Diário da Amazônia

Vídeo:Deputado federal é baleado perto de Congresso; amigo morreu

Legislador foi atingido por disparos perto do Congresso em Buenos Aires; amigo que estava com ele foi atingido e morreu.

Por G1
A- A+

Publicado: 09/05/2019 às 15h07min | Atualizado 09/05/2019 às 15h29min

Um deputado federal argentino foi baleado em Buenos Aires, na esquina do Congresso. Héctor Olivares tomou um tiro no peito e está em estado grave. O disparo partiu de dentro de um automóvel, de acordo com a mídia argentina.

O legislador estava com um amigo, Miguel Marcelo Yadón, que foi atingido por tiros e morreu.

O ataque aconteceu às 6h50, segundo o diário “Clarín”. Olivares e seu amigo costumam sair para caminhar às 6h30, de acordo com o jornal.

Para ministra, alvo era amigo de deputado

A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, disse o alvo principal era o assessor Miguel Marcelo Yadón, que morreu após ser baleado.

“Acreditamos que era ele (Yadón) que o grupo estava buscando”, afirmou Bullrich em entrevista.

Os investigadores acreditam que o alvo era o assessor do deputado porque os atiradores tiveram a oportunidade de assassinar Olivares, mas fugiram do local e o deixaram vivo.

Ela exibiu o vídeo gravado por câmeras de segurança instaladas próximas ao local do crime, em que Olivares e Yadón são baleados por duas pessoas que estão no interior de um carro estacionado quando andavam pela praça do Congresso da Nação, no centro da capital.

Na sequência, um dos criminosos deixa o carro. Olivares se move, chega a se levantar, pede ajuda e é ignorado pelo homem que supostamente fez os disparos.

Outro integrante do grupo sai do veículo, atravessa a rua e vai embora.

Um ciclista se aproxima do deputado, mas foge ao perceber o primeiro dos homens, que volta ao carro e deixa o local.

“Acreditamos que identificamos os assassinos, mas não vamos dar mais informações porque temos que encontrá-los e prendê-los. Pedimos prudência, porque é um caso de enorme gravidade institucional para o país”, afirmou a ministra na entrevista.

“Duas pessoas, uma mais velha e um mais jovem, saem do carro e atiram diretamente no alvo principal, que era Yadón. Podendo ter atirado e assassinado Olivares, eles não o fazem. O deputado fica sentado tentando pedir ajuda”, afirmou Bullrich.

A ministra disse que está em contato com o juiz responsável pelo caso e que, apesar de não tratar o crime como político no momento, não descarta a hipótese de “conspiração à democracia”.

Vídeo mostra disparos

O automóvel estava estacionado atrás de um ônibus na praça havia vários minutos antes do deputado passar pelo local. Por isso, as autoridades da Argentina acreditam que o ataque foi premeditado, afirmou o secretário de Segurança de Buenos Aires, Diego Santilli,

O veículo já foi apreendido em uma operação conjunta realizada pela Polícia de Buenos Aires e pela Polícia Federal. Agora, os agentes fazem uma perícia do interior do carro.

Os autores do crime ainda não foram presos. Pablo Rossini, subdiretor do Hospital Ramos Mejía, para onde o deputado e o assessor foram levados, informou que Yadón morreu pouco depois de chegar ao local. Já Olivares foi operado com urgência, mas está em estado crítico e corre risco de morrer.



Deixe o seu comentário