Porto Velho/RO, 30 Março 2024 06:44:57

Vilhena: Secretaria prepara ações contra o câncer de próstata

Dando sequência às campanhas de conscientização e combate ao câncer, a prefeitura de Vilhena colocou em prática nessa semana mais uma..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 07/11/2014 às 16h07min | Atualizado 26/04/2015 às 17h57min

Semusa já iniciou os preparativos ao mês de prevenção. (Foto: Rômulo Azevedo)

Semusa já iniciou os preparativos ao mês de prevenção. (Foto: Rômulo Azevedo)

Dando sequência às campanhas de conscientização e combate ao câncer, a prefeitura de Vilhena colocou em prática nessa semana mais uma edição do Novembro Azul, a qual tem como meta a quebra de paradigma com relação ao exame do toque, o aumento do número de exames e consequentemente à prevenção ao câncer de próstata, que segundo dados da Secretaria de Saúde (Semusa) é o segundo o tipo de câncer que mais atinge os homens, perdendo, apenas para o câncer de pele. De acordo com a assessoria de comunicação da Semusa, a campanha em Vilhena será intensificada entre os dias 17 e 21 de novembro. A data foi escolhida porque é justamente o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Os eventos começam oficialmente no dia 17, quando está prevista uma caminhada pelas principais ruas e avenidas do município. De acordo com os organizadores do evento, a ideia é chamar a atenção dos homens sobre o assunto, e iniciar a ação de combate ao preconceito com relação ao exame de toque. Ainda no dia 17, a partir das 18h na Policlínica João Luiz, haverá palestras organizadas pelo pessoal da Secretaria de Saúde, além de dicas e orientações sobre a saúde do homem, e atendimento com urologista, cardiologista, endocrinologista, clínicos gerais, ortopedista, e coleta de Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA. A Secretaria de Saúde confirmou que apenas dez homens por dia poderão ser atendidos pelo urologista. (RÔMULO AZEVEDO)



Deixe o seu comentário