Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:42:12
Diário da Amazônia

Vilhena terá a primeira Marcha das Vadias

Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Discurso e Gênero (Hibiscus), da Unir, Vilhena, realizará a I Marcha das Vadias de..

A- A+

Publicado: 01/03/2015 às 03h55min | Atualizado 28/04/2015 às 05h54min

Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Discurso e Gênero (Hibiscus), da Unir, Vilhena, realizará a I Marcha das Vadias de Vilhena no próximo domingo, a partir das 16h. A marcha vai sair da Praça Ângelo Spadari, na avenida Major Amarantes, e seguirá até a prefeitura.
O objetivo da Marcha das Vadias é protestar pelo fim da violência contra as mulheres, pelo direito ao corpo, pelo direito constitucional de ir e vir, pelo direito de se vestir como bem entenderem, pelo fim da humilhação e da culpabilização das vítimas de violência, pelo incremento das políticas públicas para mulheres, pela equidade de gênero.

O professor Emerson Pessoa, membro do HIBISCUS e um dos organizadores da Marcha, explica que o termo “vadias” utilizado pelas feministas na luta contra o machismo é uma subversão do uso comum da palavra. A ideia é retirar a carga negativa do termo e empregá-la, justamente, para dizer à sociedade que as mulheres podem fazer o que bem entenderem com seu corpo, com suas roupas, com suas ideias.

A Marcha das Vadias surgiu no Canadá, em 2011, e se espalhou por diversas cidades do Brasil e do mundo como forma de protesto contra a opressão às mulheres.

A líder do Hibiscus e uma das promotoras da Marcha, professora Lilian Reichert Coelho, explica que o objetivo desta primeira edição da Marcha das Vadias em Vilhena é contrariar a lógica de comemoração do Dia da Mulher, convertendo-a em protesto, em manifestação contra a situação geral das mulheres na sociedade brasileira. (AI)



Deixe o seu comentário