Porto Velho/RO, 26 Março 2024 09:41:13
Diário da Amazônia

Viradas no segundo turno e os erros do Ibope

A eleição de segundo turno para governo em Rondônia pode entrar para a história política pelas surpresas e as chances desperdiçadas..

A- A+

Publicado: 28/10/2018 às 06h00min | Atualizado 28/10/2018 às 16h12min

A eleição de segundo turno para governo em Rondônia pode entrar para a história política pelas surpresas e as chances desperdiçadas pelos candidatos. Foi uma eleição marcada por surpresa no primeiro turno que surpreendeu até mesmo as velhas raposas da política em solo rondoniense. Nas redes sociais, os internautas já apontavam sinais de mudanças, seguindo uma forte tendência consolidada no Congresso Nacional no primeiro turno.

O Instituto de Pesquisa Ibope não conseguiu identificar, nos últimos dois dias de reta final na corrida ao governo de Rondônia no primeiro turno, o crescimento relâmpago da candidatura ao governo de Marcos Rocha (PSL). O estreante na política, aparecia na pesquisa estimulada do Ibope em quarto lugar com 8%.

Na sondagem de segundo turno mais surpresas. Segundo o Ibope, os candidatos Marcos Rocha e Expedito Júnior (PSDB) não apresentaram crescimento nas últimas duas semanas de eleição. Pelo menos foi o que apontou a pesquisa. Nas duas pesquisas do Ibope publicadas pela TV Rondônia em intervalos de menos de 10 dias, os dois governadoráveis permaneceram com os mesmos percentuais: Marcos Rocha 63% e Expedito 37%.

Outra surpresa foi o índice de rejeição de Expedito Júnior. Segundo o Ibope, o número de rejeição do tucano é superior aos votos válidos nas duas últimas pesquisas. Segundo a sondagem, o Expedito tem 40% de rejeição, enquanto os votos válidos representam 37% do eleitorado.

Talvez os dois candidatos não conseguiram dentro da propaganda eleitoral atrair o voto dos indecisos na eleição de primeiro turno. Também não conseguiram receber adesões dos candidatos derrotados na eleição do último dia 7. O candidato Marcos Rocha ocupava mais tempo dentro do programa eleitoral de Expedito Júnior do que o próprio candidato tucano.

Os debates também não influenciaram os indecisos do primeiro turno. Foi o que mostrou a pesquisa Ibope de segundo turno. 28% dos entrevistados disseram que não o conhece o suficiente para opinar sobre Marcos Rocha. Já 18% disseram que também não conhece Expedito Junior o suficiente para opinar.

É importante destacar que na eleição de 2014, o Ibope conseguiu acertar os números na corrida ao governo do Estado. A reeleição de Confúcio Moura (MDB) na corrida ao governo de Rondônia foi confirmada na eleição de primeiro turno daquela época. O Ibope também confirmou a liderança de Acir Gurgacz (PDT), eleito na época com mais de 300 mil votos. Errou feio ao apontar o deputado federal Marcos Rogério (DEM) brigando pela segunda vaga na corrida ao Senado na eleição do último dia 7. Resta agora esperar o que virá das urnas neste domingo.



Deixe o seu comentário