Porto Velho/RO, 06 Setembro 2021 19:08:50
Geral

Vírus já circula nos Estados do Norte

O vírus é a causa mais frequente de infecções respiratórias do trato inferior de bebês prematuros.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/01/2017 às 06h00min

A partir de janeiro, bebês prematuros, nascidos com menos de 29 semanas, portadores de cardiopatia congênita, podem receber a imunização contra o VSR, já que este vírus, de caráter sazonal, circula na região, neste período. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com maior número de nascimento de bebês prematuros, índice que coloca o País em posição semelhante aos países de baixa renda.

O vírus é a causa mais frequente de infecções respiratórias do trato inferior de bebês prematuros, nascidos com ou abaixo de 29 semanas de gestação e duas vezes mais comum que o rinovírus em episódios de infecções respiratórias graves. Entretanto, a Sociedade Brasileira de Imunização e a Sociedade Brasileira de Pediatria preveem a imunização contra VSR, em seu calendário de imunizações.

O vírus sincicial respiratório (“VSR”) circula em diferentes épocas do ano, nas diferentes regiões brasileiras. Apesar de não estar associado a baixas temperaturas, nas regiões Sul e Sudeste circula entre os meses de outono e inverno; já na região norte, sua época de circulação coincide com a estação das chuvas.

Entre as medidas preventivas incluem-se lavar as mãos frequentemente e sempre antes de tocar no bebê (o vírus permanece vivo nas mãos por mais de uma hora), evitar aglomerações; higienizar sempre os objetos do bebê (em superfícies não porosas, o VSR pode sobreviver por mais de 24 horas), evitar o contato do bebê com crianças mais velhas e adultos com sintomas de resfriados ou gripes e também evitar contato com fumantes e ambientes poluídos.



Deixe o seu comentário