Porto Velho/RO, 27 Março 2024 02:14:53

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 27/01/2019 às 06h24min

A- A+

Visite a Amazônia!

O dito “campanha é campanha, governo é governo” vai muito além do óbvio. Fernando Henrique Cardoso pediu para esquecerem o que..

O dito “campanha é campanha, governo é governo” vai muito além do óbvio. Fernando Henrique Cardoso pediu para esquecerem o que escreveu antes de assumir a Presidência. A escrita valeu na “Carta aos Brasileiros”, que em 2002 aposentou o líder sindical Lula e abriu caminho à controvertida conciliação entre mercado e movimentos sociais. O deputado Jair Bolsonaro e seus tuítes descontraídos já são história: o presidente sério e compenetrado manifestado em Davos o substituiu.

O presidente Bolsonaro tranquilizou a quem, depois da desastrada saída do Brasil do pacto global da imigração, temia que saísse também do Acordo de Paris e ordenasse devastar a Amazônia. Bolsonaro apenas convidou o mundo a visitar a região.

Muitos criticaram o presidente brasileiro por não ser mais detalhado nas propostas de reforma, o que é perdoável: nem o governo já sabe o que vai propor. Difícil saber como o Congresso e os militares vão encarar a proposta radical de pegar pesado nos supostos “privilégios” (para muitos, apenas direitos adquiridos e consagrados).
Contra a enfática declaração-compromisso de Bolsonaro pesa uma tradição maléfica: nenhum presidente cumpriu o que prometeu ao mundo em Davos. A eterna vigilância ainda continua sendo o preço da liberdade.
……………………………………..

Para resolver

Porto Velho inicia a semana com dois graves problemas para serem equacionados pelas autoridades municipais e estaduais.Tanto a paralisação dos agentes penitenciários como a greve no sistema do transportes coletivos carecem de soluções e os movimentos podem voltar a eclodir de uma hora para outra caso não hajam acordos costurados pelas partes envolvidas.

Chapa única

Vai se desenhando uma chapa única para a peleja da mesa diretora da Assembleia legislativa, para o inicio de fevereiro, numa composição entre os dois principais grupos formados. A articulação foi feita pelo atual presidente da Casa de Leis, Maurão de Carvalho (MDB) que na próxima legislatura deverá ocupar a direção geral executiva do Parlamento estadual.

Terceiro escalão

Com apoio dos diretórios nacionais de seus respectivos partidos vários políticos que não se elegeram em outubro passado em Rondônia buscam uma boquinha no terceiro escalão do governo federal. A gestão Bolsonaro já contratou mais de uma dúzia de deputados federais e senadores não reeleitos, mas da safra rondoniense de derrotados, ainda nenhum nome foi convocado. Mas há promessas.

É golpe! É golpe!

Seguem os golpes praticados por empreiteiras que começam obras e não entregam, mas seus donos saem forrados de reais das artimanhas pelo Brasil afora. Em Rondônia golpes desta natureza foram praticados na construção de creches, de hospitais, de conjuntos habitacionais e por isto temos tantas obras abandonadas a espera de novas licitações. E os golpistas todos soltos…

A mobilização

As comunidades indígenas de todo o Brasil estão conclamando a população para uma mobilização nacional contra as invasões das áreas na Amazonia neste 31 de janeiro. Só em Rondônia, os grileiros estão invadindo as reservas dos Uru eu –Wau -Wau, Guajara, e Karipunas e as sempre omissas. Também os parques estaduais são alvo de madeireiros, fazendeiros e garimpeiros. Coisa de Louco!

Via Direta

*** Depois da greve, segue a queda de braço entre o Consórcio Sim e a prefeitura de Porto Velho para reajustar a tarifa de transporte coletivo na capital *** A concessionária já ameaçou até a devolver as linhas de ônibus como forma de pressão *** Quem ocupa cargos federais em Rondônia que fique pronto para as substituições políticas partidárias a partir de fevereiro *** Os parlamentares eleitos estão assumindo no Congresso Nacional com apetite de leão para novas indicações.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas