Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:23:57
Diário da Amazônia

Viveiro Cidadão inicia distribuição de mudas

A Ecoporé deu início a segunda etapa de distribuição das mudas do projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela instituição e..

A- A+

Publicado: 17/01/2015 às 05h20min

A Ecoporé deu início a segunda etapa de distribuição das mudas do projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela instituição e patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Nesta fase, foram produzidas 350 mil mudas que estão sendo doadas aos agricultores dos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras, em Rondônia, com objetivo de sustentar as ações de recuperação de áreas degradadas e matas ciliares das propriedades cadastradas. “Produzimos nesta etapa mais de 50 espécies frutíferas, nativas e exóticas para recomposição destas áreas.

Na primeira fase, que foi realizada no ano passado, foram doadas 150 mil mudas, além de materiais para construção de cercas, sementes e outros insumos necessários para o plantio”, disse Marcos Antônio de Souza, coordenador de Recuperação Áreas degradadas – técnico da Ecoporé.
SAF’s e SAP’s

Entre as ações desenvolvidas no eixo de recuperação de áreas degradadas, está a implantação de Unidades Demonstrativas, que são áreas próximas aos cursos d’água, além da mata ciliar, visando ampliar a faixa de proteção destes cursos. São utilizados neste modelo de recuperação os Sistemas Agroflorestais (Saf’s) ou Sistemas Agrosilvopastoris (Sap’s).

Os SAF’s são consórcios de culturas agrícolas, espécies arbóreas e frutíferas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas promovendo benefícios econômicos e ecológicos de forma simultânea. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida.

“A implantação deste sistema possibilita ainda a geração de renda para o agricultor cadastrado. O período de doação de mudas segue até março”, relatou o coordenador de áreas degradadas do projeto, Marcos Antônio.

Os SAP’s, também conhecidos como sombreamento de pastagens, aumenta o conforto dos animais que utilizam os recintos, propicia um aumento na produção, principalmente de gado leiteiro, melhora as condições do solo, de erosão, da água e também diversifica a renda do produtor. (AI)



Deixe o seu comentário