Porto Velho/RO, 27 Março 2024 14:02:58
VARIEDADES

Vizinhos salvam duas crianças que pularam de prédio em chamas

Um dos heróis diz que moradores ouviram as crianças gritar, se uniram sem se conhecer e conseguiram aparar a queda dos dois meninos, de 3 e

A- A+

Publicado: 22/07/2020 às 16h03min

Momento em que criança de 3 anos pula de prédio em chamas em Grenoble Reprodução / Reuters TV

A cena é dramática: um prédio em chamas e duas crianças gritando do parapeito de um dos apartamentos enquanto o fogo e a fumaça sobem da janela ao lado, em um bairro de Grenoble, na França. Elas estão no terceiro andar e um pequeno grupo de pessoas se aglomera na calçada. De repente, o menino maior, de 10 anos, segura o irmão pela mão e o coloca para fora da janela. A criança de 3 anos se balança no terceiro andar, enquanto, no térreo, as pessoas se juntam em um círculo e fazem sinais. A criança de 3 anos cai. Em seguida, o irmão mais velho também pula.

Os dois foram amparados por vizinhos e pessoas que simplesmente passavam pelo local. Nenhum dos dois sofreu qualquer ferimento na queda e foram tratados em hospital por intoxicação pela fumaça, como outros dez moradores do condomínio. Já dois dos heróis que os socorreram quebraram o antebraço.

Em um vídeo, gravado por uma mulher que vive no prédio em frente, é possível ver as pessoas se organzando para amortecer a queda. Elas se juntam, em um pequeno “bolo” e enquanto algumas se dão os braços, outras tentam “agarrar” as crianças ainda no ar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Deux enfants de 3 et 10 ans ont sauté pour échapper aux flammes #grenoble

Uma publicação compartilhada por QUARTIERSF (@quartiersf) em

Um dos “heróis de Grenoble”, Walid Athoumani, mora no prédio que pegou fogo. Ele conta que começou a ouvir as crianças gritarem de dentro do apartamento. Segundo ele, elas diziam “não temos a chave”.

Athoumani e outros moradores tentaram derrubar a porta, mas não conseguiram. Foi quando pediram para que as duas crianças procurassem a janela. Eles então correram para o térreo e mobilizaram as pessoas que passavam para fazer o resgate.

O rapaz de 25 anos diz que a ação só foi possível graças à coragem dos meninos. “O grandão ajudou seu irmão. Ele lançou o pequeno, nós os pegamos. O grandão também pulou. Nós o pegamos”, contou Athoumani a emissoras de TV locais.

“Não nos conhecíamos, mas dissemos: ‘vamos pegá-los, salvar vidas’. É simplesmente isto”.

Os bombeiros chegaram alguns minutos depois do resgate das crianças e conseguiram retirar todas as pessoas com vida do prédio.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, garantiu nesta quarta-feira (22) a necessidade de que seja enfrentada a ameaça que representa o governo da China, pouco depois da confirmação do pedido do fechamento do consulado do país asiático em Houston.

“Há muito tempo o Partido Comunista chinês rouba propriedade intelectual, não só americana, mas também europeia”, disse uma das lideranças do governo de Donald Trump, após reunião com o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Jeppe Kofod, e representantes dos governos de Groenlândia e Ilhas Faroe, em Copenhague.

“Isso custa centenas de milhares de empregos, bons empregos de gente que trabalha duro, por toda a Europa e Estados Unidos, roubados pelo Partido Comunista chinês”, completou o secretário de Estado americano.

Proteção à propriedade intelectual
Mais cedo, o porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, afirmou que o fechamento do Consulado Geral da China em Houston visa proteger a propriedade intelectual americana e a informação privada dos cidadãos locais.

“Os diplomatas devem respeitar as leis e as normas do Estado receptor e têm o dever de não interferir nos assuntos internos desse Estado”, afirmou Ortagus, em entrevista à emissora americana “CNBC”.

Segundo Pompeo, o que aconteceu foi um “basta”, dado pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O secretário de Estado, no entanto, não detalhou o motivo da ordem dada hoje, que deixa ainda mais tensas as relações com a China, após meses de guerra comercial.

‘Violação de acordos’

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país asiático, Wang Wenbin, foi responsável por revelar, ainda durante a madrugada, a ordem do governo americano, de fechar o consulado em Houston, a partir da próxima sexta-feira.

“Uma violação das normas internacionais e dos acordos consulares entre os dois países, assim como uma tentativa de enfraquecer as relações bilaterais”, disse o funcionário da Chancelaria chinesa.

“Pedimos que se retratem dessa decisão equivocada, ou do contrário, a China fará represálias legítimas e necessárias”, completou Wenbin.

O governo do México anunciou nesta quarta-feira (22) um reforma no sistema de previdência social com a meta de aumentar em 40% a renda dos aposentados através do compromisso dos empregadores de aumentar as contribuições acima do dobro.

A iniciativa também subirá de 34% para 82% a cobertura de trabalhadores com pensão garantida e aumentará de 56% para 97% o número de mexicanos ativos com direito a uma pensão, explicou o secretário da Fazenda e Crédito Público, Arturo Herrera.

As novas regras reduzirão a exigência de 1.250 semanas (25 anos) de contribuição para apenas 750 semanas (15 anos) para o direito a uma pensão garantida. Também aumentará o aporte total para a pensão de 6,5% para 15% sem aumentar a contribuição dos trabalhadores.

Isto acontecerá porque a contribuição do empregador sobe de 5,15% para 13,87%, enquanto a contribuição do Estado é alterada para beneficiar apenas quem recebe até quatro salários mínimos.

“Em um período de oito anos, os empregadores aumentarão em 2,7 vezes o que contribuem para a aposentadoria dos trabalhadores. A contribuição feita pelo Estado mexicano nesta área não mudará”, detalhou Herrera.

Criação das AFPs

Esta será a primeira reforma do sistema de previdência desde 1997, quando foram criados os Administradores de Fundos para a Aposentadoria, um sistema privado no qual trabalhadores, empregadores e o governo contribuem para a aposentadoria.

No entanto, apenas um em cada quatro idosos no México recebe uma pensão para a qual contribuíram. Estima-se que 80 mil mexicanos atingirão a idade de aposentadoria em 2022, mas que sete em cada dez não acumularão as 1.250 semanas de contribuição necessárias.

Quando um trabalhador se aposenta no México, recebe em média apenas 30% do salário, comentou nesta quarta-feira o senador Carlos Aceves, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores do México. O representante dos trabalhadores opinou que a reforma fica aquém das expectativas, mas que é realista.

“Não é suficiente, mas é o que pode ser feito neste momento, porque, além de tudo, também temos a pandemia, não é um momento muito apropriado, com tantos gastos”, argumentou o legislador. A iniciativa será enviada ao Congresso para votação.

Os representantes de esquerda do Movimento de Regeneração Nacional no Senado, Ricardo Monreal, e na Câmara dos Deputados, Mario Delgado, concordaram que a reforma é o primeiro passo para “corrigir o legado do período neoliberal”.

O presidente Andrés Manuel López Obrador pediu para que o Congresso aprove a reforma para evitar uma crise financeira.

“Se esta reforma não for corrigida, quando os trabalhadores se aposentarem receberão menos da metade do salário, e isto continuará piorando com o tempo. Nós não sofreríamos muito com esta reforma ruim, mas no futuro haveria uma crise”, analisou.

Ameaças de bomba e de morte foram feitas contra a embaixada da China em Washington, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hua Chunying nesta quarta-feira (22), responsabilizando o governo dos Estados Unidos.

“Como resultado do ódio espalhado pelo governo dos EUA, a embaixada chinesa recebeu ameaças de bomba e de morte”, publicou ela no Twitter depois de os Estados Unidos informarem à China que fecharam o consulado do país, em Houston, em meio a acusações de que autoridades chinesas estão envolvidos em espionagem.

Fonte: R7



Deixe o seu comentário