Porto Velho/RO, 29 Setembro 2021 11:33:37

RobertoRavagnani

coluna

Publicado: 29/09/2021 às 11h33min

A-A+

Voluntariado e a revolução dos mundos

Quando escrevo falando que o voluntariado é uma ferramenta de transformação do mundo, não estou exagerando, existe diversos estudos,..

Quando escrevo falando que o voluntariado é uma ferramenta de transformação do mundo, não estou exagerando, existe diversos estudos, mostrando o quanto o voluntariado age de forma positiva em sociedades as mais diversas e a revolução que pode causar nas pessoas, que são responsáveis pelas mudanças do mundo.

Organizações geram os mais variados resultados em regiões e grupos específicos com apoio de voluntários, governos municipais, vale lembrar que poucos ainda no Brasil, se beneficiam com a participação voluntária, propiciando transparência e participação ativa do munícipe em ações na cidade, gerando pertencimento.

O voluntariado na educação teria um poder de transformar jovens em agentes transformadores, desde que bem-preparados, infelizmente não é o que muitas escolas têm feito, tratam o voluntariado como uma visita a creches, orfanatos e outras organizações, mas sem uma preparação e instrução do que é o voluntariado e sua essência, nem os benefícios para quem prática e quem recebe.

Organizações sociais, que recebem voluntários, também devem se preparar para receber bem seus candidatos a voluntário e prepará-lo para poder entregar o seu melhor para os atendidos.

Voluntariado preparado tem a real possibilidade de transformar o mundo em que vivemos, mudar visões equivocadas da sociedade, criar possibilidades de desenvolvimento para as pessoas, gerar transformações significativas nas gerações mais novas, aliando conhecimento e transformação social e pessoal.

A transformação do mundo esta em curso, precisamos acelerar, preparar e apoiar para que ela venha com maior intensidade e possa atingir uma parcela cada vez maior de nossa sociedade.

Esta coluna tem a missão de trazer todos os benefícios que o voluntariado organizado e preparado pode trazer para nossa sociedade e o dever de falar dos bons e daqueles que precisam melhorar no trato com o voluntario.

Continuo na missão de divulgar tudo sobre Ser Voluntário, mesmo que o tema possa ser espinhoso.

Por falar em divulgação do assunto, eu convido você para reservar na sua agenda, dia 13 de outubro de 2021, às 18h farei uma live para um grande lançamento nacional e internacional. Vou falar mais nas próximas colunas, fique atento.


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas