Porto Velho/RO, 22 Março 2024 13:50:26
Diário da Amazônia

Voluntários criam entidade para ajudar desenvolvimento de Jaci

Entidade formada por moradores vai fiscalizar aplicação de recursos e de obras prometidas para o distrito de Porto Velho.

Por Adão Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/01/2019 às 06h00min

Foto divulgação

Com objetivo de ajudar a cuidar do ambiente onde vivem e trabalham, um grupo de amigos e voluntários se uniu em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho. Da parceria, e da vontade de fazer ações que beneficiem a comunidade, surgiu a Associação de Moradores e Amigos de Jaci-Paraná (AMAJACI). Marli, Danilo, Ribeiro, Paraíba, Roberto, Wester, Jeferson e tantos outros voluntários iniciaram um movimento para buscar melhorias para o distrito.

“Nos últimos anos, principalmente depois da construção das usinas, Jaci-Paraná ficou esquecida pelas autoridades. Temos alguns projetos e promessas das autoridades pra essa região, por isso queremos fiscalizar”, explicou Danilo Fernandes, presidente da associação.

Danilo refere-se aos projetos já aprovados, para obras de infraestrutura na região. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Porto Velho, a Santo Antônio Energia deve investir cerca de 30 milhões de reais nos próximos meses no distrito. Para o presidente da associação, recursos que, se bem aplicados, pode contribuir para o desenvolvimento social do lugar.

“Vimos passar muitos recursos aqui por Jaci-Paraná. Mas, tudo isso apenas passou por aqui. Pouca coisa foi feita, e muitos moradores foram embora daqui por falta de perspectiva de melhoria. Agora temos que acompanhar de perto essas novas obras que estão por vir”, afirmou.

Os membros da AMAJACI pretendem acompanhar de perto e até sugerir a aplicação dos recursos em obras e projetos sociais dentro do distrito de Jaci-Paraná. Uma das preocupações dos voluntários é quanto a geração de renda e emprego para as famílias.

“Uma boa opção para nossa região é a exploração do turismo, do turismo de pesca por exemplo. Temos uma boa estrutura, bem localizada para a pesca, turismo ecológico e dessa forma, criar emprego e renda para as famílias que ainda moram aqui”.

Ação social

Apesar de ter sido criada recentemente, a AMAJACI já coordena trabalhos de ação social dentro do distrito. No final de dezembro do ano passado, os voluntários levaram atendimento na área de saúde, cidadania e distribuição de brinquedos para crianças em um bairro de Jaci-Paraná. Danilo explica que o trabalho foi um sucesso, graças ao apoio dos comerciantes e pessoas que gostam e querem ver o desenvolvimento da região.

Na ação, foram realizados 30 atendimentos na área de ortopedia, clínico geral, testes de sífilis, HIV e hepatite B e C. Brinquedos e brindes foram distribuídos para crianças. Cerca de 80 pessoas foram atendidas no local. Os voluntários também entregaram 22 cestas básicas para famílias do distrito.

O presidente explicou ainda que a entidade tem bons projetos para ajudar no crescimento econômico e social do distrito. “Queremos que essas obras que prometeram realmente aconteçam e que nossas famílias tenham emprego e mais qualidade de vida. Porque gostamos muito daqui, por isso queremos ajudar”, finalizou.

Vejas as Fotos:



Deixe o seu comentário