Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:00:34
Diário da Amazônia

Voos são cancelados e transferidos em Cacoal

A determinação surgiu após o aparecimento de fissuras na pista do aeroporto.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/03/2018 às 08h14min

O problema com a fissura na pista do aeroporto surgiu na última sexta-feira (9)

Os voos do aeroporto Capital do Café em Cacoal foram transferidos para o município de Ji-Paraná, devido uma fissura que se formou na parte asfáltica no pátio do estacionamento do aeroporto. O problema, segundo o coordenado de infraestrutura aeroportuária do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) Humberto Fayal, começou na última sexta-feira (9), quando foi necessário o cancelamento do voo daquele dia. Os voos de sexta-feira, domingo (11) e ontem (12) foram transferidos para segunda-feira, com saída do aeroporto de Ji-Paraná. Nesta terça-feira (13) o aeroporto de Cacoal já deverá receber os voos normalmente.

O cabeleireiro Eron Firmino foi um dos passageiros prejudicados com o problema. Ele havia comprado a passagem para segunda-feira, com embarque às 14h30 no aeroporto de Cacoal. Para fazer o check-in os passageiros desses voos deveriam chegar no aeroporto de Cacoal até as 9h30, pois por volta das 10h40 a companhia aérea, que é a única que opera na cidade, disponibilizaria transporte terrestre até o aeroporto de Ji-Paraná, onde embarcariam às 14h30.

“Eu estou indo a São Paulo para participar de um curso, porém houve essa mudança de horários e em nenhum momento foi comunicado, só fiquei sabendo dessa alteração, pois meu sogro viu em um grupo de whatsapp e me informou, com isso liguei na agência onde comprei a passagem e eles procuraram saber sobre a mudança. Eu não sei de quem foi a negligência, só sei que caso eu não tivesse ido atrás de informação, provavelmente chegaria no aeroporto no horário normal do voo e perderia meu curso”, contou Eron.

A trabalhadora rural Maria Luiza Capo de Souza, está em Cacoal a passeio desde o dia 21 de fevereiro. Segundo ela, só foi comunicada da mudança no voo no final da tarde de domingo, com essa alteração, acabou indo embora sem ver um dos irmãos.
“Um dos meus irmãos que ainda não tinha visto, ficou de vir me trazer no aeroporto hoje, porém com todo esse transtorno estou indo embora sem vê-lo, sem contar a chateação de ter que ir de ônibus até Ji-Paraná e somente lá pegar o voo. Esse tempo que passarei na estrada, poderia aproveitar um pouco mais com meus familiares”, lamentou Luiza.

Versão do dER

De acordo o coordenador do DER Humberto, assim como qualquer outro asfalto, a pista do aeroporto também necessita de manutenção. Ele explica que havia uma pequena fissura no asfalto do pátio do estacionamento do aeroporto, causado pelo calor e pelo tempo, sendo que a manutenção já estava agendada para ser feita na tarde de terça-feira (13) quando o voo decolasse, no entanto houve um sério problema que obrigou a antecipação dessa recuperação.

“Na sexta-feira no momento em que o avião da companhia aérea estava taxiando para estacionar, uma das rodas entrou na fissura o que causou uma pane geral na parte elétrica da aeronave. Para a retirada do avião foi necessário vir um reboque do município de Ji-Paraná. O avião ficou sobre o buraco aproximadamente 20 horas, e o peso da aeronave acabou agravando e aumentando a fissura”, contou Humberto.

Para recuperar o buraco, uma equipe do DER trabalhou todo o final de semana. Humberto afirmou que na tarde de segunda-feira o problema já estará resolvido e na terça-feira os voos já poderão baixar normalmente em Cacoal.



Deixe o seu comentário