Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:05:03

J. Nogueira

coluna

Publicado: 26/02/2020 às 11h03min

A- A+

Zoonose anuncia campanha antirrábica

Cães e gatos terão que ser vacinados durante a campanha antirrábica, programada para acontecer, em Ji-Paraná. A informação foi..

Cães e gatos terão que ser vacinados durante a campanha antirrábica, programada para acontecer, em Ji-Paraná. A informação foi confirmada pela direção da unidade de Vigilância em Zoonoses na última semana, que garantiu ao menos 40 pontos disponíveis para a população, com a primeira etapa acontecendo no próximo dia 14 de março (sábado), na região do primeiro distrito e dia 28 (sábado), no segundo distrito. A direção da unidade desaconselha os animais levados por crianças.
De acordo com a diretora Eliana Pereira, a meta é conseguir imunizar mais de 23 mil animais, entre cães e gatos. Este ano, a campanha, ao contrário dos anteriores, acontecerá somente no mês de março. Em 2019, ocorreu uma redução na quantidade de doses pelo governo Federal. Também é bom lembrar que, a raiva é transmitida pela saliva e mordida de animal contaminado, com o surgimento dos seguintes sintomas: Mal-estar geral, aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia. Todo cuidado, ainda, pode ser pouco.
BANCOS
Quem precisar de algum serviço bancário neste início de semana, terá que esperar até a próxima quarta-feira de cinzas. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não irão abrir nesta segunda e terça-feira de Carnaval (24 e 25). Na quarta, o expediente será a partir das 12 horas, horário local, com encerramento em horário normal.
ABADÁ
O projeto Abadá Capoeira continua com suas atividades normalmente, em Ji-Paraná. As ações voluntárias acontecem duas vezes por semana na comunidade Parque São Pedro e atende crianças e adolescentes, com entretenimento e prática esportiva. Vale lembrar que a ação é totalmente gratuita e tem como objetivo levar o conhecimento da capoeira e disciplina. O projeto é coordenador por Roni Farias.
TREINAMENTO
O Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou em Ji-Paraná, uma oficina de Formação no Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes. O evento ocorreu durante uma semana e teve como objetivo a prevenção e redução de acidentes de trabalho. 30 dos inscritos, foram selecionados via ação conjunto entre MPT e a USP. A capacitação contou com peritos, técnicos de segurança e servidores de vários municípios.
CAFÉ
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), via Serviço Social do Comércio (Sesc), realizará em 18 de abril a ação “Comunidade no Sesc”, em parceria com empresas, instituições e órgãos públicos. O evento foi debatido durante o Café de Ideias, promovido na última semana, e foi apresentado pela diretora da unidade local, Ilsandra Garcia.
REVOGADO
Em Urupá, o prefeito Celio Lang usou as redes sociais para esclarecer sobre a revogação do Decreto que concedia gratificação de desempenho para os servidores municipais.  Após o enquadramento nos planos de Cargos e Carreira é Salários, instituído por Lei Municipal. Mas, Lang apenas afirmou estar à disposição para melhor detalhar a sua posição, nada mais.

Deixe o seu comentário