Porto Velho/RO, 20 Março 2024 01:46:49
Diário da Amazônia

14 milhões de brasileiros sofrem com a próstata aumentada

Você tem dado atenção à saúde dos seus órgãos sexuais? Se estiver atento vai notar que a próstata pode começar a aumentar..

A- A+

Publicado: 20/09/2018 às 09h22min

Foto: Divulgação

Você tem dado atenção à saúde dos seus órgãos sexuais? Se estiver atento vai notar que a próstata pode começar a aumentar naturalmente de tamanho por volta dos 45 anos. Esta condição, chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), atinge cerca de 14 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia. A HPB, é uma entre as várias doenças da próstata que são muito comuns, mas talvez você não conheça. E o pior, ela é capaz de prejudicar a qualidade de vida e afetar a vida sexual.

Se esse é seu caso saiba que existe um método minimamente invasivo que alivia os sintomas da HPB, é a Embolização das Artérias Prostáticas (EAP). A técnica, realizada por via endovascular, reduz o fluxo de sangue para as artérias que irrigam a próstata. De acordo com o professor Dr. Francisco Cesar Carnevale, diretor clínico do CRIEP (Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa) e pioneiro no desenvolvimento da técnica de Embolização das Artérias Prostáticas (EAP), o procedimento é feito com anestesia local e o paciente recebe alta algumas horas após a intervenção. “O objetivo é reduzir o volume e alterar a consistência da próstata, tornando-a mais macia ”, explica o médico.

O médico explica que os resultados são muito satisfatórios e gratificantes. Segundo Dr. Carnevale, em mais de 300 pacientes tratados, a taxa de sucesso ficou entre 90 a 95%. Nos casos mais graves, em pacientes que estavam com sonda vesical, a taxa de sucesso é de 90% na retirada da sonda.

Os casos de falha ou recidiva dos sintomas estão relacionados aos problemas na bexiga dos pacientes (hipocontratilidade) em decorrência de muitos anos de obstrução urinária, e em pacientes com aterosclerose muito avançada (obstrução das artérias que alimentam a próstata de sangue). “O procedimento é atualmente reconhecido nacional e internacionalmente como opção segura e eficaz”, finaliza o médico.



Deixe o seu comentário