Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:00:01
Diário da Amazônia

Abertura de empresas fica mais fácil

Governo Estadual assina termos de cooperação com mais três prefeituras.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/02/2018 às 06h50min

Daniel Pereira tem atuação municipalista comparada ao governador Confúcio Moura (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Para facilitar a abertura de empresas no interior do Estado, termos de cooperação foram assinados na quinta-feira pelo vice-governador Daniel Pereira (PSB); o presidente da Junta Comercial de Rondônia (Jucer), Vladimir Oriani; e os prefeitos Vagno Panisoly (Ouro Preto do Oeste), Nilton Caetano (Espigão do Oeste) e Juliana Roque (Pimenta Bueno).

Com 3.614 empresas em atividade, Pimenta Bueno ocupa hoje o 8º lugar no número de empresas em Rondônia, e o 6º lugar no número de empresas abertas em  2017, um total de 273;  em Ouro Preto, foram 302; e em Espigão, 175.
Para o presidente do Conselho de Contabilidade de Pimenta Bueno, Levi da Silva, o poder público precisa tornar o ambiente favorável ao comércio e à indústria. “Hoje ser empresário é ser herói. É preciso criar formas de facilitar a vida das empresas”, disse.
Na mesma linha, o presidente da Associação Comercial e Lojistas de Pimenta Bueno, Adolfo César Batista, disse que iniciativas como as do governo de Rondônia e prefeituras, que firmaram o termo para permitir a instalação da Jucer, contribuem para tornar o ambiente empresarial bom para investimentos. “Quando isso acontece, a economia gira, gera trabalho, que por sua vez gera dignidade para o ser humano”, completou.
A meta do governo de Rondônia, segundo o vice-governador, é que a Junta Comercial e o Instituto de Identificação cheguem aos 52 municípios, com postos instalados em parceria com as prefeituras. Com os últimos 11 pontos entregues, onde serão realizados procedimentos no sistema EmpresaFácil RO, a Junta Comercial chega a 22 municípios.
A carteira de identidade já é possível requisitar em 45 municípios, e Daniel Pereira acredita que em 90 dias haverá o serviço em todo o Estado.
Conforme o prefeito Vagno Panisoly, o posto da Jucer em Ouro Preto oferecerá comodidade aos empresários, que não precisarão mais se deslocar a Ji Paraná para abrir empresa. Ele afirmou ainda que sua gestão tem dado atenção no sentido de facilitar a vida de quem deseja empreender. “Temos parceria boa com o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas], que está cadastrando muitas microempresas”, disse, completando que já iniciou com o governo Estadual o processo para instalação de um posto para emissão de carteira de identidade.
De acordo com Vladimir Oriani, houve grande avanço em Rondônia com vistas a facilitar a vida do empresário. “Tenho 40 anos de contabilidade. Sei dos problemas dos empresários. Se perguntarem a eles o que pensam do Estado brasileiro, dizem que é seu inimigo. Em São Paulo são mais de 100 dias para abrir uma empresa. Em Rondônia em até dez minutos se consegue todas as licenças para trabalhar”, ponderou.

Ainda segundo Oriani, o projeto de expansão da Jucer vai continuar, considerando ser o vice-governador Daniel Pereira “um homem de atitude, semelhante ao governador Confúcio Moura (MDB), com visão municipalista, esse trabalho será ainda mais fácil”. (Da Assessoria)

Deputado destaca importância 

Ao participar da solenidade de implantação do EmpresaFácil, na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o deputado estadual Só na Bença (MDB), destacou a importância do programa por possibilitar a abertura e regularização de empresas de forma simplificada e sem burocracia, permitindo que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização das empresas possam atuar de forma integrada para a realização de todo processo por meio de entrada única de dados na internet.

Modelo

O parlamentar, que já conhecia o sistema em funcionamento em outros Estados, parabenizou a Junta Comercial do Estado de Rondônia pela iniciativa, que tornará modelo para outros municípios. “Em tempos de era digital, temos que adaptar a máquina pública para as novas tecnologias, gerando facilidade e segurança para os nossos empreendedores”.



Deixe o seu comentário