Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:45:46
RONDÔNIA

Alunos do Ifro realizam ação de empreendedorismo social

Evento foi realizado na comunidade São Gabriel em Porto Velho.

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/06/2018 às 17h12min

O principal objetivo é promover a integração social entre a comunidade interna e externa do Instituto (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Alunos do terceiro ano do curso de Edificações do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) realizaram na tarde de sábado (10), uma ação de empreendedorismo social na comunidade católica São Gabriel, no bairro Mariana, zona Leste de Porto Velho. O principal objetivo é promover a integração social entre a comunidade interna e externa do Instituto além de oferecer aos alunos o primeiro contato com as empresas.

Professor de Administração do Instituto Federal (Ifro), Alberto Pérsio (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Segundo o professor de Administração do Instituto Federal (Ifro), Alberto Pérsio, na ação de empreendedorismo, os alunos eles vão até os empresários, os empreendedores da cidade de Porto Velho, coletam auxílio e trazem isso para as comunidades carentes ajudando a suprir uma falta do poder público em determinado assunto. “O intuito da ação é fazer com que os alunos do Ifro se desloquem até a comunidade e ajudem a sociedade. Vamos realizar a ação nesse primeiro trimestre com quatro turmas e no segundo semestre com mais quatro turmas em lugares diferentes escolhidos pelos próprios alunos para desenvolver os trabalhos”, relatou o professor.

Estudante do curso de Edificações e líder da ação, Giúlia (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Para a estudante do curso de Edificações e líder da ação, Giúlia, essa ação de empreendedorismo social vai ensinar os alunos não só a ser bons técnicos, mas ser bons cidadãos. “Pegar um projeto do zero e transformar em um grande evento para ajudar várias pessoas é muito especial”, disse. Todos os alunos do curso se envolveram na ação e pediram doações para a realização da ação.

“Conseguimos várias doações de brinquedos e de comida. Nossos professores foram os nossos principais colaboradores do evento, eles nos ajudaram muito. Dando apoio, dando alimentos e isso foi muito interessante pra gente. Foi muito bom. A turma se empenhou demais e fomos praticamente em todas as zonas da cidade pedir doações. E felizmente nós conseguimos quase tudo nessa movimentação dos alunos”, explicou a líder da ação.

O tio do Enzo de cinco anos e da Dafne de 2, Crintian Ribeiro, achou o evento muito interessante e legal para as crianças. “As crianças ficaram muito felizes. Minha irmã me pediu para eu trazer eles e está sendo muito agradável. Onde eu moro, aqui no bairro Mariana, eles não têm um lugar para brincar, e é muito bom para aproveitar essa tarde de forma diferente”, afirmou.

Marinês Alves, faz parte da pastoral da comunidade São Gabriel e disse que o evento é uma forma de envolver as pessoas da comunidade e do bairro que são bem carentes, e necessitam desse apoio. “As crianças precisam muito desses momentos de lazer, eles não têm muito espaço para ter esses momentos, então essa ação é muito importante e nós queremos que isso aconteça mais vezes”, enfatizou.

Foi oferecido à comunidade durante o evento oficinas de música e dança para incentivar a parte motora das crianças, oficinas de pintura para estimular a parte artística, e também desenvolver o espírito de equipe e de competitividade através das gincanas. Os alunos também ensinaram a fazer vassouras de piaçava e sabão. Ao final foram distribuídas várias sacolinhas e premiações para crianças e encerrou com o sorteio de cestas básicas.

Confira as fotos da Ação Social IFRO: Comunidade Católica São Gabriel



Deixe o seu comentário