Porto Velho/RO, 21 Março 2024 06:40:54
RONDÔNIA

Alunos irão a Portugal apresentar Aplicativo

Ferramenta ajuda a identificar e conscientizar estudantes com déficit de atenção.

Por Redação e AI Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/06/2018 às 08h41min | Atualizado 20/06/2018 às 09h57min

Foto: Divulgação

Alunos do Instituto Estadual Carmela Dutra, em Porto Velho, estão com viajem marcada para Portugal. O objetivo da viajem é apresentar no 7º Congresso Mundial de TDAH, a criação do aplicativo TDAHmente que faz parte de um protejo de iniciação a pesquisa científica. A ferramenta criada pelos alunos sob orientação do professor e especialista em novas tecnologias, Cleiton Araújo, ajuda na identificação e conscientização de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O professor Cleiton Araújo que também irá com os alunos a Portugal, fala que o aplicativo vem para substituir os formulários utilizado por profissionais da educação, psicólogos e orientadores, que ministram para diagnosticar o TDAH. O trabalho recebeu o apoio após o conhecimento por parte do médico e psiquiatra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Rohde, uma das maiores referências mundiais em psiquiatria de TDAH do mundo.

Após ver o resultado e a ótima repercussão do trabalho na área de educação e científica, Rohde, se manifestou e convidou a equipe para participar o 7° Congresso Mundial de TDAH que ocorrerá em Lisboa Portugal, evento que vai acontecer em abril de 2019, onde ele é o presidente.
Para participar do congresso, o professor Cleiton disse que um artigo será construído para apresentar a ferramenta. Para a realização desse artigo ele contará com apoio das professoras Rogéria, da Universidade Federal Triângulo Mineiro, Neide, da Universidade Federal de Rondônia, e do psiquiatra Dr. Robinson, e que deve ir também ao congresso.

O professor Cleiton participou de uma reunião na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde conseguiu obter a garantia de que a Secretaria irá pagar as passagens aéreas dos alunos e professor para Portugal, providenciando que isto seja incluído no PPa deste ano, para que não tenha imprevistos com troca de gestão e Governo, sendo este projeto já inserido como plano de execução para 2019.

“Isto ocorrerá através da Ferocit que expõe projetos de Rondônia em outras feiras de outros Estados, mas desta vez indo mais longe”, explicou professor Cleiton. Cleiton ainda disse que a secretária da Seduc, Maria Angélica, ficou muito satisfeita com o trabalho dos alunos e professor.



Deixe o seu comentário