Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:57:25
Diário da Amazônia

Aulas de Libras são implantadas em escola

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) passou a fazer parte da rotina de ensino de mais de 300 estudantes.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/09/2017 às 07h10min

A escola Jorge Teixeira tem aula semanal com intérprete

A prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem desenvolvendo um projeto de inclusão social com alunos da escola Jorge Teixeira. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) passou a fazer parte da rotina de ensino de mais de 300 estudantes.

Criada para facilitar a comunicação com deficientes auditivos, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos, combinados com expressões faciais e corporais. A princípio o projeto-piloto foi implantado na escola, para atender uma demanda interna da unidade, que tem uma professora e três alunos com deficiência auditiva.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ducileide Barbosa, as aulas são ministradas uma vez por semana por um intérprete e uma professora de língua portuguesa. São apresentadas aos estudantes, noções básicas de saudações, as letras do alfabeto, além de músicas e brincadeiras. “Aprender essas noções é importante para que possamos ampliar nossa comunicação, estamos satisfeitos com os resultados”.

Mais falada

Segundo a secretaria da Semed, Cleuzeni Maria de Jesus, a Libras é a segunda língua mais falada no Brasil e, por isso, o idioma é importante para a comunidade escolar. “Hoje cresce cada vez mais o número de alunos com deficiência auditiva nas salas de aulas, isso se deve as constantes campanhas de inclusão social que a nossa Secretaria promove”, disse Cleuzeni.

Além das aulas com a turma, os estudantes com deficiência auditiva recebem atendimento específico em horário oposto para garantir a qualidade no aprendizado. (AI)



Deixe o seu comentário