Porto Velho/RO, 28 Março 2024 05:55:31
RONDÔNIA

Capital em estado de alerta contra enchente

O nível do rio Madeira atingiu a marca dos 14 metros e a Defesa Civil faz alerta.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 19/01/2018 às 05h00min | Atualizado 29/11/2018 às 12h14min

O nível do rio Madeira, que já ultrapassou os 14 metros, leva o Município a decretar estado de alerta preventivo (Foto: Jota Gomes/Diário da Amazônia)

O rio Madeira alcançou a marca de 14 metros na noite de quarta-feira e, de acordo com a Defesa Civil Municipal, o estado de alerta será decretado oficialmente hoje (19). No dia 23 deste mês uma reunião com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) será realizada para o prognóstico dos próximos 90 dias de trabalho preventivo da Defesa Civil.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcelo Santos, explicou ao Diário da Amazônia que os rios que têm influência direta no aumento da cota do Madeira são Madre de Dios, que fica em território peruano, o rio Beni, em terras bolivianas, e o rio Mamoré, em Guajará-Mirim. Marcelo destacou que eles são monitorados regularmente e atualmente não há motivos para pânico.

Ainda de acordo com Marcelo Santos, o cenário deverá ficar mais complicado, de fato, caso o nível do Madeira, em Porto Velho, alcance 15 metros. “O plano de trabalho que temos foi feito levando em consideração os piores cenários, mesmo que a gente não queira que o pior aconteça estamos preparados caso ele venha”, afirmou.



Deixe o seu comentário