Porto Velho/RO, 26 Março 2024 08:42:05
Diário da Amazônia

Casos de violência contra a mulher aumentam em RO

Relacionamento prematuro é um dos fatores que contribuem para o aumento do índice.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/11/2017 às 06h28min

Delegada Márcia Gazoni orienta as porto-velhenses a denunciarem a violência sofrida Jeferson Mota/Secom-RO

Apesar do receio de muitas mulheres e da desistência de outras, o número de vítimas de agressão continua aumentando, conforme a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em Porto Velho, Márcia Gazoni, que atribui essa estatística ao crescimento populacional e também ao fato de as mulheres estarem se relacionando afetivamente cada vez mais jovens. Até esta quarta-feira (8) a delegacia contava com 943 inquéritos instaurados e 657 pedidos de medidas protetivas, somando ao todo uma média de quatro mil ocorrências registradas por ano. Ameaça seguida de lesão corporal são os atos mais comuns.

A delegada orienta as mulheres que sofrem algum tipo de agressão, ou mesmo seus vizinhos e parentes, a denunciar, mesmo que seja um xingamento em tom de ameaça, pelo telefone (69) 3216 8800 ou 180 (em nível nacional). “Não precisa se identificar”, alertou, completando que após o registro da ocorrência é solicitada a medida protetiva à Justiça e aberto o processo. No caso de agressão, a vítima antes é encaminhada ao Instituto de Medicina Leal (IML) e encaminhada à Casa Abrigo, no próprio município, inclusive com os filhos, casos os tenha.

Conforme Márcia Gazoni, a faixa etária das mulheres vítimas de agressão é dos 18 aos 35 anos, com nível de escolaridade fundamental. Já o que mais leva o homem a cometer a agressão é a ingestão de bebida alcoólica e o desemprego. Ela alertou ainda que uma vez expedida a medida protetiva, não havendo o cumprimento, o homem poderá ser preso preventivamente, assim como quando flagrado cometendo a agressão antes da denúncia.

“Há muitas vítimas que ainda têm receio de denuncia e outras desistem de seguir com o processo, mas se houve lesão corporal, é bom que fique claro, o processo segue mesmo que ela queira desistir”, observou a delegada.

Atualmente em Rondônia há seis Delegacias da Mulher em funcionamento em Rondônia, das 7h30 às 13h30. Após este horário, a delegacia continua aberta até as 19h30 (plantão), todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.



Deixe o seu comentário