Porto Velho/RO, 27 Março 2024 02:21:28
Diário da Amazônia

Coleta de exames em UBSs dinamiza serviço

A UBS do setor 09 dispõe de 15 senhas diárias para coleta e a do setor 02, 10.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/01/2017 às 06h45min

UBSs dos Setores 02 e 09 já monstram bons resultados

Os atendimentos laboratoriais começaram a ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)do setor 09 e setor 02, em Ariquemes, na última sexta-feira (06/01). O secretário de Saúde, Fabrício Smaha, acompanhou as primeiras coletas. Ele diz que em dois meses, pretende disponibilizar o atendimento em todas as UBSs da cidade. “São mais de sessenta exames que o paciente poderá fazer, a partir de agora, mais próximo de casa. Evita que ele se desloque, muitas vezes de lugares distantes, até o Hospital Municipal só para fazer essa coleta.”

O Hospital Municipal continuará realizando o serviço, mas os procedimentos de regulação para coleta continuam sendo feitos pelas Unidades Básicas de Saúde. O prefeito, Thiago Flores, que também acompanhou os trabalhos, explica que “a ideia é descentralizar o atendimento, evitando acúmulo de pacientes em filas que muitas vezes vêm de longe para serem atendidos.”

Aprovação

A UBS do setor 09 dispõe de 15 senhas diárias para coleta e a do setor 02, 10. Somando 25 exames diários ofertados a mais para a população, que pode ter seu resultado já no dia seguinte. Para Adriana Paixão, diretora da unidade do setor 09, “isso acelera o diagnóstico e dinamiza o tratamento”.

Dona Maria da Penha é autônoma e mora do setor 09 e diz que agora tem atendimento perto de casa. “Eu acho muito bom. Mais tranquilo. Eu posso vir de bicicleta, não preciso gastar com transporte” (AI)



Deixe o seu comentário