Porto Velho/RO, 26 Março 2024 23:32:52
Diário da Amazônia

Conheça os eixos do IV Festival Unir Arte e Cultura

Conheça os eixos do IV Festival Unir Arte e Cultura e inscreva-se já! Contribua com o fortalecimento da Arte e Cultura no Estado de..

A- A+

Publicado: 12/09/2018 às 07h00min

Conheça os eixos do IV Festival Unir Arte e Cultura e inscreva-se já! Contribua com o fortalecimento da Arte e Cultura no Estado de Rondônia. Faça parte desta ação que visa estar em contato com a sociedade e movimentar a produção acadêmica ampliando o alcance da Universidade.

*********

O Festival acontecerá em todos os campi da Unir e em várias partes da cidade de Porto Velho! A partir do dia 05 de novembro. Inscreva seu grupo, coletivo, oficina, banda…

*********

Por falar em eixo! To me sentido fora do prumo, com as decisões dos magistrados do TER. Minha preocupação vem de decisões, tomadas pelos Ministros (nem sei se o tratamento é esse mesmo) em casos como o do nosso candidato a governador de Rondônia Acir Gurgacz.

*********

Minha concepção, é que matéria relativa a impugnação de candidatura seja lá de quem for, só deve ser divulgada, após esgotarem todas as instancias de julgamento.

*********

Olha só, o Tribunal divulgou que Acir está fora do pleito e até postou que ele teria que retirar sua “propaganda” dos meios de comunicação.

*********

Acontece que o candidato Acir Gurgacz ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE e segundo seus assessores, tem muita possibilidade de ter sua candidatura homologada.

**********

O problema é que, em virtude da divulgação da decisão do TER, muitos eleitores ficam na dúvida se continuam apoiando o candidato da coligação Juntos Por Um Novo Tempo.

**********

Em suma, o TER pode até não concordar com isso, mas, o dano já está feito.

***********

Acir considera que a decisão do TRE-RO não levou em consideração os recursos que ele apresentou no processo que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por desvio de finalidade num empréstimo feito pela empresa Eucatur de Manaus.

***********

“Em primeiro lugar, sou inocente – pois era apenas avalista de um empréstimo que foi quitado e liquidado pela empresa, com parecer de conformidade do banco. É bom lembrar que não havia dinheiro público envolvido. Confio na Justiça e creio que a decisão da primeira turma será revista no pleno do STF. Por outro lado, ao protocolar os recursos – os embargos infringentes e declaratórios, o processo fica em suspenso e estou com meus direitos políticos plenos – incluindo a elegibilidade, portanto, a decisão do TRE-RO deve ser revisada pelo TSE”, explica Acir.

**********

É por isso que sou de acordo, que a divulgação de resultados de julgamentos de primeira instancia, não sejam divulgados. Vai que o STF acate o recurso do candidato Acir e confirme o registro da candidatura. Com certeza a coligação vai ter que ralar um bocado para recuperar o dano causado, por uma noticia sobre um fato que ainda pode ser apreciado por uma instancia superior.

************

Não deveria, mas, não posso deixar de comentar: plagiando o colunista Carlão Esperança. O efeito Manada em se tratando de candidatos ao Senado Federal, já começou em Rondônia e, mais uma vez, quem está levando a melhor é a candidata Fátima Cleide.

**********

Não tem Vidal que dê jeito, os votos que até ontem eram do senador Raupp estão migrando feito folhas caindo no outono, para a Fátima Cleide.

*********

Não sei se os leitores estão lembrados, mas, o “Zé Babalorixão” publicou a alguns meses nessa coluna, que os dois candidatos ao senado pelo MDB se não caminhassem juntos, um ficaria de fora.

**********

Depois do TAPA na CARA o barco começou a fazer água e agora está quase a deriva.

**********

O efeito mandada também está beneficiando minha amiga e candidata a deputada estadual Luciana Oliveira a filha do poeta está danada e acho que vai chegar lá.

*********

A política cultural é séria nesta coluna. Amanhã é o aniversário dos nosso Diário da Amazônia.



Deixe o seu comentário