Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:35:32
Diário da Amazônia

Desfile resgata autoestima de mulheres

Mulheres que venceram o câncer tiveram presença e glória na passarela durante desfile.

Por Wilson Neves
A- A+

Publicado: 21/10/2017 às 05h05min

“Elas venceram o câncer”. Evento inédito incentiva o alerta e prevenção ao câncer

Um desfile de moda, bem diferente. Na passarela não estava em evidência a beleza física e nem a performance de cada candidata, mas sim a história de vida e superação de cada uma em lidar com uma doença muito temida, o câncer, que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de 60 mil novos casos por ano. Quanto mais cedo, o diagnóstico, mais chance de cura, descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Em alusão ao Outubro Rosa, que estimula o autoexame, que ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce contra o câncer, é que a Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), através do Projeto Força na Peruca, com apoio do Siccob Centro realizaram um desfile inédito em Ji-Paraná no Espaço Saint German, denominado “Elas Venceram o Câncer”, com 20 mulheres, que enfrentaram a doença.

“O câncer tem cura. Sabemos que não é nada fácil conviver ou lidar com essa doença, e nem enfrentar a quimioterapia e radioterapia, mas hoje estamos aqui para celebrar a superação de cada uma delas, e agradecer a Acijip e Sicoob Centro, que abraçaram o Projeto Força na Peruca, e esse desfile inédito, que com certeza vai ocorrer nos próximos anos com muito mais mulheres guerreiras”, disse Silvia Cristina, idealizadora do Projeto Força na Peruca e do Desfile Elas Venceram o Câncer.

As candidatas não são modelos ou manequins profissionais, e sim mulheres, mães, esposas e profissionais, que com apoio de amigos, familiares e muita fé em Deus transcenderam a doença. “É muito gratificante ver e ouvir a história de superação de cada mulher. Só quem já enfrentou um câncer sabe das dificuldades que é lidar com essa patologia. Ficamos fragilizadas, com medo e inseguras, mas com uma convicção muito grande de querer viver e lutar contra a doença. Vencemos o câncer e estamos aqui, somos mulheres e somos lindas”, comentou Ana Gurgacz, empresária.

Histórias 

No desfile “Elas Venceram o Câncer”, as participantes tiveram suas histórias avaliadas por uma banca julgadora, composta por representantes de vários segmentos da sociedade. “Em nome da Cooperativa Secoob Centro agradeço imensamente a oportunidade de estar participando desse projeto, que é de uma grandeza indimencionável. Fico emocionada com os relatos, e ao mesmo tempo fortalecida por ver mulheres tão aguerridas”, declarou Raquel Graeff, diretora executiva.

“Essa vai ser e sempre será uma qualidade intrínseca das mulheres, guerreiras que não se abatem, mas que perserveram com fé crendo na vitória, independente do tamanho do obstáculo. Aqui é mais que um desfile, uma lição de vida e superação”, enalteceu Hugo Araújo, presidente da Acijip

Projeto força na peruca inova

O projeto Força na Peruca, idealizado por Silvia Cristina, foi implantado há mais de um ano em Ji-Paraná e é coordenado pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras (AME) da Acijip, com apoio do Grupo de Apoio aos Portadores Câncer (GAPC) e da Sicoob, com parceria da OAB, subseção de Ji-Paraná.

A oficina fica situada na rua Manoel Franco, n°338, no bairro Nova Brasília. A meta inicial é produzir 500 perucas.
“O Força na Peruca é um sucesso e este desfile foi mais uma ação deste projeto que desenvolve um trabalho de amor e ajuda a devolver a autoestima dos portadores de câncer”, disse Silvia Cristina. (AI)

Mais de 20 mulheres que tiveram câncer estiveram no evento



Deixe o seu comentário