Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:44:31
Diário da Amazônia

Detentas são atendidas em projeto de saúde

A ideia surgiu visando à manutenção da segurança e integridade tanto da população, bem como das presas, e até mesmo dos próprios agentes.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/03/2017 às 07h10min

A prefeita do município de Vilhena Rosani Donadon (PMBD) autorizou o diretor do Posto de saúde Cristo Rei, Francis Godoy, a consolidar uma parceria com a direção do presídio feminino de Vilhena a fim de garantir atendimento médico às detentas.
A ideia surgiu visando à manutenção da segurança e integridade tanto da população, bem como das presas, e até mesmo dos próprios agentes.

De acordo com o diretor-geral do presídio feminino, Alexsandro Pereira da Silva, o projeto reduz o número de escoltas, fato que gera mais segurança à comunidade.

Atualmente, o presídio feminino do município de Vilhena possui 40 detentas, e a fase inicial do projeto tem como meta realizar testes rápidos (DSTs, Hhepatite e outras doenças) e também preventivos. “Estamos estudando a possibilidade de garantir atendimentos médicos à comunidade carcerária do município. Estamos trabalhando juntamente com a prefeita Rosani uma forma de não prejudicar o atendimento nas unidades de saúde, não sobrecarregar a equipe médica e ainda assim conseguir ampliar o atendimento às pessoas”, comentou o diretor do posto de saúde Cristo Rei.

O diretor do presídio explicou que está sendo feito um cronograma de atendimento para que todas as mulheres que cumprem pena em Vilhena possam ser beneficiadas com a ideia. “Elas cometeram erros perante a sociedade, mas ainda assim precisam ter o máximo de cobertura do Estado para que possam ter mais dignidade e enxergar alternativas positivas para seguirem seus rumos”, disse o diretor.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Marco Aurélio Vasques, também é um parceiro do projeto e apoia a causa. A segunda fase do projeto, segundo Francis Godoy, conta com a parceria da iniciativa privada. “Estamos em contato com algumas farmácias do Município para garantir medicamentos mais específicos a essas mulheres. Assim, desoneramos o município e poderemos garantir o atendimento dessas detentas”, comentou o diretor do posto de saúde.

A equipe que está à frente do trabalho é composta pela enfermeira padrão, Tanani, a técnica de enfermagem da unidade, Maria Aparecida, além das técnicas em enfermagem, Maria Marlene, Maria Eunice e Regislaine. (AI).



Deixe o seu comentário