Porto Velho/RO, 22 Março 2024 09:53:08
Diário da Amazônia

Dia ‘D’ contra o Sarampo e Pólio será amanhã

De acordo com a Semusa, o dia “D” faz parte da Campanha Nacional contra as doenças

A- A+

Publicado: 17/08/2018 às 08h20min

Desde o dia 16 de julho a prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou uma campanha contra o Sarampo e Poliomielite para imunizar crianças de 1 a 4 anos e 11 meses de idade. Para facilitar o acesso ao serviço, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão as portas no próximo sábado (18), das 8h às 17h. O dia ‘D’ faz parte da Campanha Nacional contra as doenças.

Desde o início da campanha, foram vacinadas em Ji-Paraná 5,5 mil crianças. (Foto: Divulgação)

Os pais ou responsáveis que trabalham durante a semana e não podem levar as crianças no horário de atendimento nas Unidades Básicas de saúde, terão a oportunidade agora. “Nós esperamos que a população participe desse mutirão de vacinação. Temos que lembrar que não há casos de Sarampo e Poliomielite registrados em Ji-Paraná, mas é importante que todas as crianças estejam imunizadas. Temos registro de sarampo em Rondônia, por isso precisamos ficar em alerta”, esclareceu o diretor da Divisão de Imunização do município, Rafael Araújo.

NÚMEROS

Desde o início da Campanha, foram vacinadas em Ji-Paraná 5,5 mil crianças, aproximadamente 73% do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar 7,5 mil crianças de 1 a 4 anos até o fim da campanha, prevista para encerrar no próximo dia 31 de agosto.

O diretor da Divisão de Imunização do Município, Rafael Araújo, ressaltou ainda que os adultos também devem atualizar a caderneta de vacinação contra hepatite, tétano, febre amarela a tríplice viral. Mas durante a campanha contra Sarampo e Poliomielite, neste mês de agosto, a prioridade é vacinar as crianças. As doses para os adultos estão disponíveis o ano todo.

DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS 

“Adotamos o sistema de senhas para não gerar tumulto. Por isso, pedimos que os adultos esperem finalizar esse período de campanha para procurar a vacinação. Mas, não devem esquecer do compromisso de atualizar a caderneta. A proteção de toda a família contra as doenças é importante”, disse Araújo.

Independente das campanhas, as doses que fazem parte do calendário de vacinação para toda a família, estão disponíveis nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Para receber a dose é preciso levar a caderneta de vacinação e cartão do SUS.



Deixe o seu comentário