Porto Velho/RO, 26 Março 2024 00:26:30
Diário da Amazônia

Dia de Campo mostra importância da lavoura cafeeira

O dia de campo foi realizado no travessão 15 de novembro, km 6, na propriedade do produtor Luiz Lubiana Gonçalves.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/10/2017 às 06h10min

Os participantes puderam ouvir relato de experiências

Ao participar do 1º dia de Campo “Café Clonal” no distrito de União Bandeirantes, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Evaldo de Lima, confirmou a distribuição de 600 mil mudas de café clonal, das quais cerca de 200 mil serão distribuídas aos produtores da região, a partir da segunda quinzena de dezembro. Evaldo acompanhou o Dia de Campo e reconheceu a importância da atividade cafeeira para o distrito e para a economia da capital como um todo. “É o momento para buscar o conhecimento e fico satisfeito em ver que muitos agricultores estão participando dessas atividades que só acrescenta valores ao nosso mercado de café”, afirmou.

O dia de campo foi realizado no travessão 15 de novembro, km 6, na propriedade do produtor Luiz Lubiana Gonçalves, que tem uma área de aproximadamente 100 hectares com 2,5 mil mudas de café clonal e 1000 mudas de café tradicional feito através de semente. Durante o encontro, cerca de 130 produtores puderam aprender mais sobre a comercialização, classificação, tratos culturais, irrigação, controle de pragas, doenças e agrotóxicos. Para Evaldo, eventos como os dias de campo ajudam a incentivar e difundir a cafeicultura na agricultura familiar.

O secretário informou que a prefeitura de Porto Velho, por meio da Semagric, fará o transporte de calcário que será vendido a preço de custo aos pequenos produtores, sendo que o custo do frete é bancado pelo Município. As ações planejadas para o homem do campo favorecem a inclusão de novas tecnologias, incentivam a produção com qualidade, refletem em aumento de produtividade e oferecem melhor rendimento e qualidade de vida no campo.

Evaldo de Lima aproveitou a oportunidade para conferir os trabalhos de gradagem e destoca que estão sendo feitos nas propriedades beneficiadas com o preparo do solo que é essencial para garantir um maior rendimento agrícola, suporte que vem sendo oferecido aos agricultores familiares pela prefeitura de Porto Velho.



Deixe o seu comentário