Porto Velho/RO, 28 Março 2024 11:59:32
Diário da Amazônia

Divulgada programação da Semana Mundial do Meio Ambiente

A Semana Mundial do Meio Ambiente, em Ji-Paraná, promete ser uma das edições com o maior número de atividades no município.

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/05/2018 às 16h59min

A Semana Mundial do Meio Ambiente, em Ji-Paraná, promete ser uma das edições com o maior número de atividades no município. A garantia foi dada após reunião realizada na última semana com a presença de representantes de todas as entidades parceiras do evento, anualmente realizado. A coordenação é do servidor e ambientalista, Cláudio Duarte, o popular ‘Claudinho da Sedam’. Segundo ele, a programação já começa ser executada durante a 7ª Rondônia Rural Show que acontece de 23 a 27 (Quarta a Sábado) no parque de exposições, Vanderci Rack.

A comissão responsável pelas atividades que acontecerão durante a Semana Mundial do Meio Ambiente é formada por representantes da secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam – Ji-Paraná), secretaria de Meio Ambiente (Semeia), Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Condeam), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater RO), Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), Agência Reguladora de Serviços Públicos de Ji-Paraná (Agerji), Ordem dos Advogados Subseção de Ji-Paraná, Colônia de Pescadores Z-9, Universidade Federal de  Rondônia (Unir), Escola Família Agrícola (EFA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Projeto Mandada, Universalização das Águas e Polícia Ambiental.

Rondônia Rural Show

As ações terão início na quarta-feira (23), no primeiro dia da 7ª Rondônia Rural Show. No período da manhã, no auditório da Sedam acontece uma palestra sobre expansão urbana e a preservação das nascentes do rio Urupá. A palestra será direcionada aos alunos da Escola Família Agrícola (EFA), mas aberta ao público e ministrada pelo engenheiro da Caerd, Carlos Pileng. Já na quinta, sexta e sábado, a partir das 8h, será feita distribuição de material educativo e exposição de materiais recicláveis no estande da Sedam. Também está programada para o decorrer das atividades, a coleta de lixo eletroeletrônico através de parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) e a OAB.

Serão instalados recipientes para coleta de óleo contaminado nas escolas Lauro Bento, Jardim dos Migrantes, Rio Urupá, Unir, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Semeia e Sedam. Gincana Ecológica e biblioteca volante na escola Umbelino Gomes do bairro Capelasso que atende alunos do 1º ao 9º Ano. Reunião com catadores  de resíduos sólidos. Palestra sobre queimadas urbanas e rurais em escolas da rede municipal e estadual de ensino. O encerramento está marcado para acontecer no dia cinco de junho na escola Lauro Benno, com desfile de roupas e exposição de objetos, feitos com materiais recicláveis.





Deixe o seu comentário