Porto Velho/RO, 22 Março 2024 05:26:11
Diário da Amazônia

Entorno do TRF-4 terá bloqueio aéreo e terrestre

Vigilância terá atiradores de elite no topo dos edifícios no entorno do tribunal.

Por Jornal do Brasil
A- A+

Publicado: 23/01/2018 às 06h15min

TRF4 julga amanhã o recurso do ex-presidente Lula sobre o caso do triplex de Guaruja (Foto: Ricardo Sturckert / Instituto Lula)

O julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), amanhã (24), contará com restrição e bloqueio do perímetro aéreo, terrestre e naval no entorno do tribunal. O anúncio foi feito ontem (22) pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

O secretário informou, ainda, que atiradores de elite ficarão posicionados no topo de edifícios mais próximos ao TRF-4, com a função também de observar, filmar e fotografar manifestantes que estarão nas ruas da capital gaúcha.

O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Silvio Dal’Lago, destacou que a corporação vai atuar com maior ênfase na área próxima ao local do julgamento, mas tem planejamento estruturado para toda a capital. “Aumentamos o policiamento ostensivo na região do tribunal e pontos estratégicos de Porto Alegre, prevendo todo tipo de cenário”, explicou ele.

Os órgãos públicos federais localizados no entorno do TRF-4 e a Câmara Municipal de Porto Alegre não terão expediente a partir das 12h de hoje (23). Os serviços estão programados para retornar à normalidade na quinta-feira (25), pela manhã. O perímetro de isolamento estabelecido pelo GGI compreende a área entre as avenidas Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva e Augusto de Carvalho. O único acesso ao local onde vai ocorrer o julgamento será a partir da rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, mediante comprovação de credenciamento junto ao tribunal.

Nessa área, foi determinado, também, fechamento do espaço aéreo. Apenas aeronaves das forças de Segurança Pública e Defesa poderão sobrevoar a região. O rio Guaíba será patrulhado pela BM, que fará o monitoramento das embarcações.

A Rótula das Cuias funcionará como uma espécie de zona neutra, separando o perímetro isolado da região reservada aos movimentos sociais: o Anfiteatro Pôr do Sol e a área em frente à avenida Edvaldo Pereira Paiva. “Foram várias rodadas de negociação. Na última sexta-feira (19), concluímos esse processo junto aos movimentos sociais, chegando ao termo do acordo.

Militantes de movimentos sociais começam a ocupar a cidade

Movimentos populares chegam a Porto Alegre

Na manhã de ontem (22/01) uma marcha de militantes de movimentos sociais, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), saudados pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann e pelo coordenador do MST, João Pedro Stédile, deu início a ocupação de Porto Alegre em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá seu recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-r) julgado amanhã. Na sua saudação, Stédile cobrou do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) uma dívida dos cariocas com o resto do país: “enfrentar a Rede Globo, mãe e madrinha do golpe” que derrubou Dilma Rousseff e “madrinha daquele juizinho de Curitiba que se acha acima da Constituição”. Poucas horas depois, jovens dos movimentos sociais do Rio ocupavam a frente da sede administrativa da Rede Globo, no Jardim Botânico. (Jornal do Brasil)



Deixe o seu comentário