Porto Velho/RO, 23 Março 2024 04:10:21
RONDÔNIA

Estrada é interditada por manifestantes

Grupo de moradores fechou ontem a Estrada da Penal por causa da poeira.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/07/2017 às 05h00min

Fila de carretas e caminhões se formou na estrada por causa do bloqueio dos manifestantes

Moradores da invasão Terra Nova interditaram ontem a Estrada da Penal para reivindicar mais caminhões pipa para amenizar a poeira que toma conta do local. A estrada é trânsito constante de veículos pesados que transportam produtos dos portos existentes ao longo da estrada (Maggi, Bertollini e outras empresas).

O tempo seco nesta época do ano aumenta a quantidade de poeira que se propaga pelo ar a medida que os carros passam, causando trasnstorno aos moradores das redonsezas.

A estrada que fica próxima da penitenciária Aruana, ficou interditada desde o meio-dia, e Terra Nova e Conjubim foram os locais escolhidos para a concetração dos manifestantes por serem os locais mais atingidos peloproblema.

Lenir Barbosa, líder comunitária, contou que a situação chega a ser insuportável, que a poeira, é um transtorno para os moradores da Linha 28 de Novembro. Ela também ameaçou permanecer no local se não obter nenhuma resposta.

“Estamos reivindicando hoje pelo mesmo motivo anterior. Enquanto a obra do asfalto não começar, queremos que o DER coloque caminhões pipa para molhar a estrada. Eles colocaram um, mas não é o suficiente. Tem que ser no mínimo uns quatro caminhões por dia para amenizar a situação”, disse.

A manifestação congestionou o trânsito. Pedaços de madeira, ferro e pneus foram colocados como barreira para que os carros não passassem. Chagou a haver discussão entre os motoristas e os manifestantes por causa do bloqueio.

Alguns motoristas tentaram driblar a barreira, mas uma corrente humana foi formada para que os veículos não avançassem. O grande fluxo de carretas pela estrada também foi questionado. Para os manifestantes, A Estrada da Penal não é própria para veículos pesados, por causa do volume de poeira que levantam quando passam em velocidade.

Eles também questionaram a questão da segurança. De janeiro a julho, de acordo com o que informaram, quatro pessoas foram acidentadas, sendo que uma veio a óbito.

O DER informou ontem que está sendo licitado o projeto para o asfaltamento de 31 km, do presídio Urso Branco até o distrito de São Carlos. Serviço de asfalto deve começar dentro de vinte dias.



Deixe o seu comentário