Porto Velho/RO, 22 Março 2024 01:05:58
Diário da Amazônia

Estudantes conhecem a profissão de jornalista

A proposta é oferecer conhecimento e entendimento sobre a prática da profissão.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/11/2017 às 05h45min

Aula e oficinas orientam sobre pauta e produção de texto

Jornalismo. Este foi o tema de estudo nesta terça-feira (07) por mais de 70 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alejandro Yagüe Mayor, em Ji-Paraná. Os participantes tiveram o eixo de abordagem intitulado “Redação Visionária – Os princípios para um texto jornalístico” e, com ele, foi possível apresentar e orientar como é feita a produção e, exemplificado, o método utilizado pela imprensa até a divulgação de uma informação. O facilitador deste encontro foi o jornalista e editor de Cidades do Jornal Diário da Amazônia, veículo do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), Etiene Gonçalves, com o suporte do professor de Língua Portuguesa, Hiverson Santos.

Em 2017, o jornalista tem feito trabalhos em ambientes educacionais. A proposta é oferecer conhecimento e entendimento sobre a prática da profissão e, sobretudo, oferecer condições para que, os adolescentes e jovens possam oferecer informação com veracidade, qualidade e responsabilidade. “O advento das redes sociais já é uma realidade. Todos se consideram capazes de ofertar notícias por aí, mas o que precisa neste momento é o bom senso ao fazer isso e, acima de tudo, o comprometimento e zelo pelo que se posta”, indica o jornalista.

“Nosso projeto apenas começou, agora com um grupo de 16 vão receber mentoria por algumas semanas. Acredito que muitos bons textos, bons ‘repórteres cidadãos’ estão vindo por aí. Creio na elaboração de textos surpreendentes, pois apenas na fase preliminar, da produção da pauta (subsídio que dá comandos e start na apuração de reportagens)”, comenta. Há a ideia da elaboração do Jornal Escola, tudo indica que teremos um produto editorial e exclusivo, em breve.

Aprendizado

Para o estudante Wanderson Frizanco, 15 anos, o momento foi ímpar. “É uma oportunidade tanto à vida profissional quanto à acadêmica. São projetos como este que incentivam os alunos e despertam em nós o maior senso de responsabilidade e, tornamo-nos mais solidários e, ainda, competentes”, avalia. Frizanco fala ainda que, a atividade de produção de texto jornalístico favorece uma “maior interação com os outros colegas, a possibilidade de compartilhar experiências”.

“Inovador, informativo e interessante. Nos foi revelado oportunidades que não tínhamos acesso antes, e, independente de ter ou não prosseguido nas etapas apresentadas na oficina, aprendemos muito!”, resume Vytória Maria, 16 anos.



Deixe o seu comentário