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Diário da Amazônia

Evite ‘elitizar’ produtos e serviços: O povo faz a economia girar

Se você escolher apenas um público estará fadado ao fracasso, não duvide

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Publicado: 27/08/2018 às 18h13min

apenas um determinado tipo de público. No entanto, o resultado de vendas e adesão com o passar dos anos acaba não sendo o mais esperado por essas mesmas marcas e sabe porque? Porque elas acabam deixando de entrar em certas classes sociais porque priorizaram apenas os grupos de pessoas que suas equipes de marketing acharam mais interessante atingir em cheio. Para especialistas financeiros isso é um erro!

Por exemplo, quando eu era criança alguns produtos só eram consumidos por famílias que tinham condições financeiras melhores. O tradicional “miojo” era um desses. Na época apenas uma marca conhecida vendia esse tipo de macarrão instantâneo e ele era “quase” um artigo de “luxo” consumido aos domingos. Dá para acreditar? Atualmente temos pelo menos seis marcas que vendem esse mesmo tipo de macarrão. Além do macarrão, outras marcas que detinham certos mercados nos anos de 1980 e também 1990, como o sabão em pó, leite condensado, refrigerante, suco em pó e demais perderam espaço para marcas mais acessíveis que vendem o mesmo item. Assim, algumas empresas tradicionais acabaram tendo que reajustar os seus preços. Fato!

Claro que algumas marcas são únicas e não adianta comparar no paladar e na sua ação final. Mas, como dizem “gosto não se discute”, e às vezes aquela marca que não agrada um, pode agradar o outro não é mesmo? Desta forma podemos contastar que acabamos tendo mais mais acesso a partir da popularização de certos produtos. Basta comparar o preço não é mesmo? Enquanto a marca tradicional de tal produto sai por R$x, a marca similar sai bem mais em conta, não tenha dúvidas. Essa é a atual realidade do mercado brasileiro de vendas de produtos para consumo final e também prestação de serviço. Como ja diz a frase: “Nem tudo se cria, tudo se copia”.

Acesso

Não quero dizer que o certo é vender produtos ou serviços com qualidade baixa e preço muito abaixo do seu mercado. A ideia é vender com qualidade, presteza e acima de tudo, satisfação para ambas as partes. Mas venda visando atender todas as classes sociais sejam elas A / B / C / D e adiante, pois assim, além de aumentar a sua cartela de clientes, você não se frustará quando o retorno não for o mais esperado em determinados períodos do ano. Lembre-se, as grandes e tradicionais marcas estão se adequando a isso e se você também não se adequar, ficará para trás. Evite elitizar produtos e serviços: O povo faz a economia girar. Se você escolher apenas um público estará fadado ao fracasso, não duvide. Pense nisso.



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