Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:53:59
Diário da Amazônia

Ex-presidente Lula será ouvido em processo sobre caças

Em abril, o juiz havia decidido que a videoconferência era uma possibilidade, que deveria ser formalizada pela defesa

Por Globo
A- A+

Publicado: 06/06/2018 às 10h36min

O juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja ouvido por videoconferência no processo da Operação Zelotes que apura irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma Rousseff.

Lula será interrogado no dia 21 de junho, junto com o filho Luis Claudio, além dos lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, também réus no processo.

O interrogatório é a fase final do processo, depois dele são feitas as alegações finais da defesa e do Ministério Público e o processo fica pronto para sentença.

Em abril, o juiz havia decidido que a videoconferência era uma possibilidade, que deveria ser formalizada pela defesa com pedido feito com antecedência de pelo menos 10 dias – e que ainda seria avaliado.

Na nova decisão, o juiz afirmou “ser medida mais adequada a realização desse interrogatório por videoconferência”,
descartando o interrogatório presencial.

Lula é réu no processo, junto com um dos filhos, por supostos tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A denúncia do Ministério Público Federal que deu origem à ação penal aberta pela Justiça é resultado de investigações sobre compra pelo Governo Federal de 36 caças suecos e sobre a aprovação no Congresso de uma medida provisória que envolveu incentivos fiscais a montadoras. De acordo com o Ministério Público Federal, os crimes teriam sido praticados entre 2013 e 2015, quando Lula, como ex-presidente, teria participado de um esquema para beneficiar empresas junto ao governo Dilma.

O ex-presidente está preso há quase dois meses, por causa de outro processo, o caso do triplex em Guarujá (SP). Ele foi condenado em duas instâncias da Justiça a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.



Deixe o seu comentário