Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:41:55
RONDÔNIA

Exames de patologia avançam no Estado

De janeiro a abril deste ano o Laboratório de Patologia Cirúrgica do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, já realizou 1.266..

Por Redação e AI Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/06/2018 às 10h02min

Os exames de urgências são entregues entre 15 e 20 dias (Foto: Divulgação)

De janeiro a abril deste ano o Laboratório de Patologia Cirúrgica do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, já realizou 1.266 exames de diagnóstico do câncer. O novo laboratório possibilitou aos pacientes um avanço no resultado do diagnóstico. Atualmente, três Patologistas estão à disposição do laboratório e cada uma deve realizar 200 exames, sendo ao todo, 600 exames executados por mês.

O laboratório disponibiliza exames de biópsia, peças cirúrgicas, além de todos os preventivos, punções aspirativas e citologias oncóticas. Hoje, os exames de urgências são entregues aos pacientes entre 15 e 20 dias, o que não era possível antes, pois só chegavam três meses depois devido serem encaminhados para fora do Estado.

Com o novo laboratório, a entrega rápida dos exames acelera o diagnóstico e o início do tratamento dos pacientes. O resultado dos exames de citologias fica pronto em uma semana. Trabalham no laboratório além das três médicas patologistas, três técnicos em histo técnica, quatro agentes administrativos e dois técnicos.

Segundo afirmou a chefe do laboratório, Thamy Yamashita, o trabalho melhorou muito após a construção do novo local. No local antigo não era possível realizar as biópsias, e não tinha peças cirúrgicas grandes. “Ainda dava pra fazer em casos de transplante renal, com peças pequenas, mas as grandes, além de não ter local adequado, não havia equipamento. Só dava mais para fazer, e manualmente, preventivos, as punções, as citologias oncóticas e biópsias bem pequenas. Hoje temos equipamentos excelentes, os melhores do mercado, além da economia que isso gera para o Estado, acabando com a terceirização do serviço. Agora é tudo pelo SUS e ainda com diagnóstico mais rápido”, disse.

O laboratório atende à demanda de todo o estado de Rondônia, porém, a prioridade dos atendimentos no local é para os casos de suspeita de câncer e de pacientes internados no HB. No laboratório de macroscopia,as profissionais analisam as peças cirúrgicas como membros e órgãos com tumores como os miomas ou cistos.



Deixe o seu comentário