Porto Velho/RO, 19 Março 2024 03:34:14
Diário da Amazônia

Fazenda Don Aro é premiada em SP

O Prêmio é resultado de investimentos na área de sustentabilidade.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/12/2017 às 06h20min

O pecuarista Giocondo Vale tem investido em sustentabilidade e colocado a sua fazenda como referência na Amazônia

A Fazenda Don Aro, de Machadinho do Oeste, ficou em segundo lugar no Prêmio Fazenda Sustentável 2017, da Revista Globo Rural. Foram 47 propriedades rurais de todo o Brasil inscritas. Na primeira etapa foram selecionados 13 finalistas e, destes, os três mais bem colocados.

O concurso teve como principal critério o uso múltiplo da terra, a partir das boas práticas agropecuárias e eficiência no uso de recursos. As propriedades são avaliadas com base em critérios em que constam boas práticas agropecuárias e sociais, além da viabilidade econômica do negócio. A premiação aconteceu dia 5 deste mês, em São Paulo.

O caso da Fazenda Don Aro está servindo de modelo para Rondônia e Amazônia levando em conta que as vantagens com a adoção do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Florestada (ILPF) em âmbito nacional são comprovadas por análises de viabilidade técnica, econômica, social e, principalmente, do ponto de vista ambiental.

Sua aplicação nos diferentes biomas e possibilidades de combinações entre agricultura, pecuária e floresta, sejam elas integrações agropastoris (lavoura e pecuária), silviagrícolas (floresta e lavoura), silvipastoris (pecuária e floresta), ou agrossilvipastoris (lavoura, pecuária e floresta), oferecem tanto ao produtor quanto ao sistema grande versatilidade e possibilitam que componentes culturais, econômicos e ambientais sejam considerados para a perfeita adequação à realidade da região. Segundo Frederico Botelho, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, o sistema de integração lavoura-pecuária é o modelo mais adotado no Estado, tanto pelo pecuarista como pelo agricultor. “Os pecuaristas buscam com a ILP amortizar os custos de recuperação de suas pastagens com a produção de grãos, aumentar a capacidade produtiva de suas pastagens e produzir pastagens de melhor qualidade. Já os agricultores buscam na ILP os benefícios que estes sistemas proporcionam para a fertilidade do solo (química, física e biológica), potencializando o uso do sistema de plantio direto na palha e incrementando os índices de produtividade da propriedade”, explica.

Uma das grandes vantagens deste sistema é a disponibilidade de forragens em quantidade e qualidade em um período em que em sua maioria as pastagens estão secas, levando em conta que Rondônia é um Estado tipicamente pecuário, com aproximadamente 13 milhões de cabeças de gado. A Don Aro tem certificação de Boas Práticas Agropecuárias renovada pela Embrapa e avança nos resultados. Isto porque o pecuarista Giocondo Vale tem apostado no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) para renovar a pastagem, recuperar o solo e melhorar a produtividade e a lucratividade da fazenda. Ele entende que a adoção de um sistema sustentável de produção é caminho sem volta e tem servido de modelo para outros produtores do Estado e também do Brasil.

Fazenda incorpora tecnologia

As práticas incorporadas por Giocondo há anos encontraram no Programa de Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA), coordenado pela Embrapa, orientações para que ele pudesse ajustar e melhorar as atividades realizadas em sua propriedade, tornando o sistema de produção mais sustentável, competitivo e rentável. Localizada no município de Machadinho do Oeste, a Fazenda Don Aro foi a primeira propriedade de Rondônia a receber o atestado de adequação pelo BPA, no ano de 2014, renovado agora em 2017. Foi ainda a segunda da Região Norte a receber a classificação ouro, por atender a 100% dos itens obrigatórios e 90% dos altamente recomendáveis pelo Programa. A Fazenda Don Aro também é a primeira em Rondônia na aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, bem como do Plano ‘Lixo Zero’. Além da tríplice lavagem de agrotóxicos, é realizada a coleta seletiva com o devido destino de cada grupo, de acordo com a legislação.



Deixe o seu comentário