Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:08:28
Diário da Amazônia

Indígenas recebem cuidados odontológicos

a dentista foi selecionada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), para atuar nas comunidades do município de Vilhena.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 23/06/2017 às 07h10min

Por mês, Mikaelen atende em média 400 indígenas

Depois que se formou no ano passado, Mikaelen Vieira Bezerra, egressa do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), agora dedica boa parte dos seus dias à saúde bucal e o bem-estar de indígenas em aldeias de Vilhena. Ela foi selecionada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), para atuar nas comunidades do município.
“Eu fico 18 dias do mês fazendo atendimentos aos indígenas nas comunidades. Minha função é fazer palestras, escovação supervisionada, restauração, aplicação de flúor e raspagem. Os procedimentos que nós realizamos são nas áreas periodontal, dentística e exodontia”, contou a dentista.

Por mês, Mikaelen atende em média 400 indígenas em seis complexos, ela acredita que a atuação profissional dos dentistas nas áreas indígenas, vêm trazendo grandes resultados dentro das comunidades.

“A saúde bucal deles vem melhorando muito, principalmente a dos mais jovens, e já não há tantos casos de extrações de dentes.

Isso prova que eles têm tido mais cuidado e seguindo todas as orientações que nós dentistas passamos”, disse Mikaelen.

Segundo Mikaelen, trabalhar com indígenas é uma experiência não só profissional, mas pessoal. “Eles são especiais, é gratificante poder promover a eles mais condições de saúde, já que estamos lidando com uma população que não tem a mesma facilidade que nós. (AI)



Deixe o seu comentário