Porto Velho/RO, 21 Março 2024 04:12:38
RONDÔNIA

Indústrias sul-coreanas em Rondônia

Empresários sul-coreanos preveem que em 2018 unidades já estejam no Estado.

Por Chagas Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/10/2017 às 05h00min

Os empresários sul-coreanos estiveram na Fazenda da Garça conhecendo a tecnologia utilizada na criação de tambaqui

Missão empresarial sul-coreana integrada por Deok Ho Rho, Kyungsoo Min, Seon Tae kim, Daniel Mun e Marcelo Lee encontra-se no Estado em busca de parcerias que queiram somar no projeto de viabilizar a vinda de indústrias daquele país para Rondônia. Acompanhados do vice-governador Daniel Pereira, do superintendente de Desenvolvimento Basílio Leandro de Oliveira e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Carvalho, os empresários estiveram domingo na Fazenda da Garça, em Porto Velho, onde foram recepcionados pelo proprietário Adélio Barofaldi, e conheceram as tecnologias que lá estão sendo utilizadas na criação de gado e de peixes.

O empresário Deok Ho Rho, diretor da empresa BLH, especializada na produção de equipamentos para tratamento de água para a agricultura, informou que pretende instalar uma unidade de sua indústria no Estado no próximo ano. Ele antecipou que a unidade deverá estar instalado antes do final de 2018. Conhecedor da força agrícola rondoniense, a BLH pretende fornecer aos empresários do agronegócio do Estado a tecnologia que destaca a empresa na Coreia do Sul e no Continente Asiático. Indústria de produtos acabados, premiada na Coreia do Sul, a meta da BLH, segundo Deok Ho Rho, é abastecer o Brasil e o Mercosul, a partir da unidade sediada em Rondônia.

Além da BLH, as indústrias ALG, que atua no setor de iluminação inteligente em LED, com internet e câmeras de monitoramento acopladas; ESV, um fundo de investimento para sistema de iluminação, carros e motores elétricos; Rokgear korea, que atua no segmento de consultoria de negócios entre Brasil e Korea e representa sistema de monitoramento inteligente de cidade e ferrovias, sistema de telemedicina em hospitais e sistema de monitoramento de placas e controle de fronteiras, também busca fortalecer atuação no estado e no Brasil. A vinda da missão empresarial sul-coreana a Rondônia é resultado do trabalho de aproximação das relações comerciais iniciadas em julho quando o vice-governador Daniel Pereira e o superintendente de Desenvolvimento Basílio Leandro de Oliveira estiveram naquele país e firmaram cinco protocolos de intenções comerciais.

Projeção do estado no exterior

O vice-governador Daniel Pereira destacou a importância da missão empresarial sul-coreana para o projeto de internacionalização do Estado direcionado para novos países. “São empresas comprometidas em instalar-se no Estado, e a tecnologia daquele país será de grande valia para Rondônia”, frisou. Daniel adiantou que empresários rondonienses do setor cafeeiro já se preparam para também irem à Coreia do Sul. Os integrantes da missão que está no Estado informam que existe grande interesse em importar peixes produzidos em Rondônia, principalmente o tambaqui. Ontem, eles estiveram em Ji-Paraná, reunidos com empresários rondonienses, e hoje de manhã têm encontro com o governador Confúcio Moura, no Palácio Rio Madeira. “ O plano de negócios está em andamento para trazer indústrias sul-coreanas para Rondônia”, informou o superintendente Basílio Leandro de Oliveira, de Desenvolvimento.



Deixe o seu comentário