Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:28:34
Diário da Amazônia

Jovem rondoniense lança o livro Cacaios e Sonhos

O lançamento aconteceu na noite do último dia 10 de junho de 2017 no auditório do Ceeja em Rolim de Moura.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 25/06/2017 às 06h05min

Foi lançado no último dia (10) de junho, em Rolim de Moura, o livro Cacaios e sonhos: histórias dos narradores do Vale do Guaporé, fruto de um projeto de pesquisa da acadêmica Géssica Muniz a obra borda uma delicada narrativa da ocupação em terras rondonienses.

O livro contém as histórias de Isabel Vieira, Maria Oliveira, Marta Amarilho, Geraldo Filho, José Alves, Roque dos Santos, Francisco Domingos, Manoel, Moreira, Jesus Oliveira, Darcy Domingos, José da Silva e José Siqueira. 12 homens e mulheres que receberam a universitária em suas casas e se dispuseram a narrar suas histórias de vida, de sonhos, medos, esperanças, tristezas, alegrias, lutas e desafios durante a migração das regiões Nordeste e Centro-Oeste e Sudeste para o Estado de Rondônia, para atender a colonização propagada pelo Incra. Aqui enfrentaram muitas dificuldades, sofrimentos, períodos de escassez e fartura e doenças. Carregaram nas costas, por quilômetros e quilômetros durante horas, dias e noites, os cacaios pesados com mantimentos e ferramentas para a sobrevivência de toda a família. Nossos 12 cacaieros, assim como tantos outros de nosso Estado, com força, coragem e determinação para o trabalho seguiram com resignação rumo ao sonho da terra prometida, vivendo a plenitude da vida e morte amazônica.

O livro, fruto de um projeto de pesquisa, contou com Avacir Gomes dos Santos Silva Doutora em Geografia/UFG/GO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas das Espacialidades Amazônicas (Geam) e professora da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, atuou como orientadora da pesquisa. Joelma Renata Nunes da Silva é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura e integrante do grupo de estudos Geam. Foi bolsista do Pibic durante a pesquisa.

O lançamento aconteceu na noite do último dia 10 de junho de 2017 no auditório do Ceeja em Rolim de Moura e contou com a presença das autoras, Avacir, Géssica e Joelma, do editor Abel Sidney, dos 10 narradores e 02 representantes de narradores já falecidos, dos familiares, dos amigos, acadêmicos e professores de escolas, faculdades e universidade e interessados do município, da região do Vale do Guaporé e de outras cidades do Estado.

Sobre o processo de produção, e o público-alvo do livro a escritora comenta:

“Após o período da pesquisa utilizando as metodologias da História Oral e da apresentação dos resultados, nos dedicamos ao processo de organização das narrativas em capítulos para o livro. Esse trabalho que durou aproximadamente dois anos (2015 a 2016) foi desenvolvido em conjunto com a equipe de editores da Temática Editora – Porto Velho – RO. O livro tem como público-alvo, em especial, toda e qualquer pessoa apaixonada em conhecer a nossa história, contada pela nossa gente. Homens, mulheres e crianças que tiveram a coragem de se aventurar rumo ao desconhecido, em busca de um único sonho: a conquista da terra prometida. Como o fio condutor das histórias contadas pelos colaboradores da nossa pesquisa é a ocupação de Rolim de Moura e de outras cidades do Vale do Guaporé a obra se destina também as professoras, aos professores, aos estudantes do Ensino Médio e os acadêmicos das Faculdades e da Universidade. Pois, conhecer as histórias vividas pela nossa gente é elemento importantíssimo para se compreender como a história oficial é escrita e promove, simultaneamente, o apagamento de outras vozes, outras narrativas e tantas outras vidas”, disse Géssica.

Para adquirir o Livro “Cacaios e Sonhos” os interessados podem entrar em contato pelo telefone 69 98444-8594 – Géssica Muniz; procurar qualquer uma das autoras na Universidade Federal de Rondônia Campus de Rolim de Moura; ou solicitar via Email: [email protected].



Deixe o seu comentário