Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:15:34
Diário da Amazônia

Leilão de concessão da Usina Tabajara ainda não foi realizado

Os estudos de impacto já foram encaminhados para averiguação por parte do IBAMA

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/06/2018 às 11h23min

O leilão de concessão para a construção da Usina Hidrelétrica Tabajara, no município de Machadinho do Oeste estava proposto para acontecer este ano, mas até o momento ainda não aconteceu.

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), é a instituição bancária que financiará maior parte da obra, onde vai combinar financiamento direto, com repasses através de outras instituições financeiras. Quando pronta a Usina Hidrelétrica Tabajara gerará 400 MW de energia e será construída em uma área nas proximidades do distrito de Tabajara, com sua barragem no rio Machado.

No local ainda existe um povoado histórico, fundado antes de Porto Velho e primeiro lugar onde desembarcaram os primeiros navegantes que desbravaram o estado, vindos de toda parte do mundo, que será apagado da memória rondoniense e encoberto pelas águas.

O gerente de meio ambiente da eletronorte, Rubens Gillard, disse que o leilão para a construção da usina, só será autorizada pelo Governo, após a conclusão pelos órgãos envolvidos de todos os estudos ambientais, entre eles o Ibama, a Funai e o Sedam.

“Na realidade estamos em uma fase preliminar de estudos, onde foi submetido um estudo de impacto ambiental do Ibama e este estudo vai ser o objeto da análise do Ibama e dos outros órgãos que estão envolvidos como a Funai, Sedam, Prefeitura Municipal, também acontecera uma audiência pública aqui em Machadinho do Oeste, e após a audiência e análise técnica é dada a autorização da licença prévia, que é o documento necessário para assim poder ser feito o leilão de concessão da usina”.

Marlon Rocha, Coordenador do Estado de impacto ambiental, da empresa JGP, falou que ainda está no processo inicial do licenciamento ambiental da usina Tabajara, e que os estudos do impacto já foram apresentados ao Ibama.

“Os estudos foram desenvolvidos nos últimos anos e agora concluídos já encaminhamos para o Ibama para a análise, então podemos dizer que estamos no processo inicial do processo de licenciamento ambiental, que são os estudos de impacto ambiental, que analisará a viabilidade ambiental e social do projeto”.



Deixe o seu comentário