Porto Velho/RO, 27 Março 2024 23:13:05
RONDÔNIA

Ligue no 199 para fazer doações aos desabrigados pela cheia

Com aumento no nível das águas do Rio Madeira 42 famílias já tiveram que sair de suas casas

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/04/2018 às 07h00min

(Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Desde o final do ano passado o aumento no nível das águas do Rio Madeira preocupa a população de Porto Velho, principalmente as famílias que moram na região do baixo madeira. De acordo com a Defesa Civil Municipal até agora 42 famílias do perímetro ribeirinho urbano de Porto Velho deixaram suas casas e no total 450 famílias foram atingidas direta ou indiretamente.

Aqueles que desejam ajudar as famílias afetadas pela cheia do rio Madeira podem entrar em contato com equipe de assistência social da Defesa Civil pelo número 199. “Nós aceitamos alimentos não perecíveis, nada de dinheiro, bens materiais caros, só aceitamos alimentos”, explicou Marcelo Santos, Coordenador da Defesa Civil Municipal.

Ainda de acordo com a Defesa Civil o rio Madeira tem um prognóstico de passar por um repiquete, esse fenômeno acontece quando há um repentino aumento do volume e vazão e, em seguida, um rápido retorno aos níveis anteriores. “Ele (o rio Madeira) continua alto para o período está com 16m26 a previsão é de chuva para os próximos dias, vai chover ainda na cabeceira, nas bacias do Madre de Dios, Beni, Mamoré, Guaporé e deve ter novos repiquetes, mas depois de uns 15 dias a tendência é só descer”, disse Marcelo Santos destacando que os distritos de Nazaré e Calama e as comunidades de Catarina e Tira fogo foram as mais prejudicadas até o momento.



Deixe o seu comentário