Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:26:53
Diário da Amazônia

Maria Antônia apresenta livro em porto velho

O evento foi aclamado pelos apreciadores da arte e história local

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/03/2018 às 06h00min | Atualizado 14/08/2018 às 08h49min

O espaço do Memorial Governador Jorge Teixeira ficou lotado na noite da última sexta-feira (02/03), por um motivo muito especial: o lançamento do livro A Casa do Filho do Soldado da Borracha, de Maria Antônia da Costa.

O evento reuniu apreciadores da história local como Yêdda Borzacov, Ciro Pinheiro, que parabenizaram a iniciativa da escritora. O memorialista Anísio Gorayeb em seu discurso ressaltou a vitalidade de Maria Antônia, sua dedicação às artes e sua coragem ao romancear uma obra autobiográfica.

Durante o lançamento, João Paulo das Virgens, advogado membro da Academia Vilhenense de Letras, convidou a autora a apresentar a obra também no município de Vilhena e a homenageou com a insígnia da Academia. Elogiou também a escolha do local, que representa momentos da história e precisa sempre ser lembrado.

A escolha da editora é um dos passos mais importantes para o lançamento de uma obra. Abel Sidney, editor da Temática Editora, aceitou o desafio de editar um romance pela primeira vez.

Alguns dos personagens reais que inspiraram o romance A casa do filho do soldado da borracha também estavam presentes e puderam prestigiar a história de suas vidas ser contada de forma tão especial.

Sinopse – A Casa do Filho do Soldado da Borracha

Há histórias de vida que parecem marcadas para se tornarem livros. A biografia romanceada de Diva é uma dessas histórias que precisavam ser contada e está disponível aos leitores. Um vasto painel histórico, ao lado de personagnes que parecem ter saído das telas do cinema.

O Acre dos anos 40 e 50. Uma parte da Amazônia dos tempos dos seringais, em mais um ciclo da borracha, desta vez no contexto da Segunda Guerra Mundial.

A história de uma mãe corajosa, que não pensa duas vezes em se arriscar para dar vida digna aos seus filhos. A vida de duas irmãs, na capital acriana, em um abrigo de crianças filhas de seringueiros, daqueles que entrariam para a história pátria como Soldados da Borracha.

Os personagens reais do núcleo desta narrativa, escondidos sob pseudônimos, tiveram destinos que podemos considerar auspiciosos. Venceram, tomaram com firmeza as rédeas do próprio destino e se realizaram.

Sobre Maria Antônia

Maria Antônia da Costa nasceu em Sena Madureira, no antigo Território Federal do Acre, no dia 6 de março de 1938. Teve como pai Manoel da Costa, Soldado da Borracha e por mãe Dinorá Bento Costa, cozinheira.

Com a vinda de sua mãe do Acre para Rondônia, aqui prosseguiu no trabalho docente, como professora e supervisora, aposentando-se após 35 anos de serviço. Casou-se, teve filhos e netos. Para coroar com arte seu percurso existencial, fez-se artista plástica e expõe, com frequência, seus trabalhos de pintura e cerâmica. Após a publicação da presente obra pretende lançar o livro infanto-juvenil Aruaçu, o Sapo Cantador. Há em andamento, também, uma coletânea de contos, dos quais podemos anunciar, antecipadamente, dois deles: “Uma viagem decisiva” e “Soldado da Borracha”.

O livro A Casa do Filho do Soldado da Borracha pode ser adquirido na Livraria Central, localizada na Av. Carlos Gomes, 1188 – Centro. Valor: R$ 40,00.



Deixe o seu comentário