Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:25:32
Diário da Amazônia

Mecânicas vão receber orientação sobre descarte

A iniciativa prevê a conscientização na destinação correta de resíduos em Vilhena.

A- A+

Publicado: 20/08/2018 às 18h07min

O projeto ‘Oficina Legal e Amiga do Meio Ambiente’, já em funcionamento na cidade, deverá receber apoio da prefeitura em breve. A iniciativa prevê a conscientização das mecânicas da cidade na destinação correta de resíduos para evitar danos ao meio ambiente, já que vários produtos utilizados nas oficinas podem contaminar lençóis freáticos e rios, como óleos, estopas usadas, graxas, borrachas, entre outros.

O ‘Selo Verde’ vai atestar às oficinas e centros de reparação sobre o descarte correto. (Foto: Divulgação)

Realizado pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Rondônia (Sindirepa), o projeto já funciona através da entidade, mas agora poderá se expandir com o apoio e divulgação da prefeitura. A intenção é diminuir o impacto negativo do despejo incorreto de fluídos e resíduos sólidos na cidade.

O Núcleo de Automecânicas de Vilhena, um dos realizadores do “Oficina Legal” também participou da reunião. Junto com o presidente do Sindirepa, Edson Cordeiro, o presidente do Núcleo, Jurandir Monteiro, explicou que o projeto “tem como objetivo a preservação do meio ambiente, a conscientização das empresas do setor sobre o risco que o descarte impróprio de materiais pode causar na Natureza e organização interna das prestadoras de serviço da área para atender às exigências ambientais”.

DOAÇÃO DE MUDAS

Em março deste ano o sindicato doou 600 mudas de ipê para a prefeitura. Na ocasião, a entidade se comprometeu em doar outras mil no próximo dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore.

BOAS PRÁTICAS

Apesar de haver 60 empresas filiadas à entidade no Estado, a maioria é da cidade de Vilhena. Todos já aderiram ao programa “Selo Verde”, da Secretaria de Meio Ambiente, na prefeitura. O selo atesta as oficinas e centros de reparação que possuam processos de descarte e reparos que reduzem o dano ao meio ambiente e têm a geração de resíduos reduzida com suas boas práticas.



Deixe o seu comentário